Municípios

Pilar Startup Challenge: crianças do Serviço de Convivência conhecem participantes de desafio

Jovens também participaram do Quiz Pilar, que premiará aquele que acertar 10 perguntas sobre o município

Por Ascom Pilar 20/08/2022 08h08
Pilar Startup Challenge: crianças do Serviço de Convivência conhecem participantes de desafio
As crianças e adolescentes estavam acompanhadas da assistente social Jane Rocha - Foto: Ascom Pilar

O 2º dia do Pilar Startup Challenge, evento que acontece até este sábado (20), no Centro de Convenções de Maceió, foi mais que especial para seis jovens assistidos por meio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). É que, além de visitarem os estandes do Trakto Show 2022, eles também conheceram os participantes do desafio que transformou a cidade do Pilar em um grande laboratório voltado ao empreendedorismo.

Acompanhadas da assistente social Jane Rocha, as crianças e adolescentes aproveitaram a oportunidade de vivenciar uma experiência única, recebendo o carinho dos competidores que vão apresentar, após 72 horas de imersão, soluções para demandas do município.

“Foi fantástico, enriquecedor. Eles ficaram maravilhados com a iniciativa. Todos puderam conversar com os participantes e conhecer os projetos que estão sendo desenvolvidos. Até concederam entrevista. Foi um dia muito importante para que esses jovens se sintam cada vez mais capazes de também realizar seus sonhos”, salientou a profissional.

Atendidos em dois Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) da Prefeitura, os jovens também participaram do Quiz Pilar – quem acerta as 10 perguntas sobre o município pode ganhar uma cadeira gamer, cujo sorteio acontece neste sábado à noite.

E por falar em desafio, a especialista em hackathon e criadora da metodologia para inovação denominada ‘Desafio Insano’, Maria Gabriella Gomes, conta que os competidores já começaram a finalizar – no Aquário da Inovação – seus protótipos.

“A expectativa só cresce até amanhã. Afinal, Pilar se tornou a primeira cidade de Alagoas a realizar um hackathon para não programadores, quebrando paradigmas ao encarar o empreendedorismo como solução”, avalia Gabriella, lembrando que o campeão – além de receber o valor de R$ 15 mil – também terá seu projeto incubado no Pilar, como já confirmado pelo prefeito Renato Filho.

Cícero Santos, por sua vez, é um dos participantes. Professor da rede municipal do Pilar, ele conta que seu projeto busca fazer com que a população desperte para a importância da sustentabilidade. “Minha equipe é formada por outros dois pilarenses [o também professor Edinildo Teles e o biólogo Roniel Félix], e isso é motivo de orgulho para todos nós. Sou feliz por viver no Pilar e pela oportunidade de seguir aprendendo”.