Municípios

Represa Isnaldo Bulhões é inaugurada em Santana do Ipanema

Prefeita acredita que a agricultura familiar e o turismo do município serão fortalecidos com a obra

Por Redação* 04/09/2022 10h10
Represa Isnaldo Bulhões é inaugurada em Santana do Ipanema
Inauguração aconteceu na última quinta-feira (1º) - Foto: Reprodução

A Prefeitura de Santana do Ipanema inaugurou na última semana a represa Isnaldo Bulhões, maior obra hídrica da história do município.

Segundo a prefeita Christiane Bulhões, a agricultura familiar e o turismo do município serão fortalecidos com a obra. A represa Já é o novo cartão-postal de Santana e já se consolidou como destino favorito dos santanenses, principalmente nos feriados e finais de semana.

Christiane Bulhões falou sobre a inauguração da obra, que leva o nome do seu pai. “Um dia que com certeza ficará marcado na história de Santana do Ipanema e em nossos corações. O painho lutou muito para que esse sonho fosse realizado e chegou o grande dia de entregar a Represa Isnaldo Bulhões Barros ao povo santanense”, afirmou Christiane.

Foram introduzidos 60 mil alevinos de 4 espécies de peixes na represa, para que a população santanense possa pescar, melhorar a alimentação e comercializar.

Durante a noite de quinta (1º), no Centro de Convivência, a festa teve continuidade com shows dos cantores Wesley Safadão, João Gomes e Arly Cardoso.

Obra

A obra foi projetada pelo antigo prefeito Isnaldo Bulhões e saiu do papel com articulação do deputado federal Isnaldo Bulhões. Foram investidos mais de R$ 7 milhões, liberados pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) com contrapartida da Prefeitura. Sua construção teve início em 2021 na gestão da prefeita Christiane Bulhões.

A represa tem capacidade de armazenar 2.154.062,14 m³ de água e o objetivo é abastecer as comunidades da região, vai servir para o consumo animal, além de irrigação. A obra conta com um sistema de renovação da água, diminuindo a concentração de sal e uma tomada d’água para abastecer os carros pipas, evitando a poluição da água e mantendo a qualidade da mesma.

Durante a construção, foram gerados 300 empregos, entre diretos e indiretos, e o material da construção foi comprado na cidade, movimentando e aquecendo a economia de Santana do Ipanema.

*Com AMA/AL