Municípios

Complexo esportivo de Pilar ganha quatro novas modalidades; saiba quais são

Três das modalidades são olímpicas; confira

Por Redação com assessoria 05/09/2022 15h03 - Atualizado em 05/09/2022 15h03
Complexo esportivo de Pilar ganha quatro novas modalidades; saiba quais são
Diversos alunos contaram com a alegria e inovação de um professoar para aprimorarem suas habilidades nos esportes. - Foto: Assessoria

O Complexo Esportivo Professor Edson Maia na cidade de Pilar ganhou mais quatro modalidades: badminton, futevôlei, hóquei na grama e esgrima. Agora, o maior complexo esportivo de Alagoas passa a reunir 14 modalidades, todas à disposição não apenas da comunidade escolar, mas à população em geral.

As equipes do complexo, por sua vez, já realizam uma espécie de busca ativa, para que os estudantes da rede municipal possam conhecer o complexo, onde todos são convidados a praticar não só as novas modalidades. Havendo o interesse em alguma delas, o aluno faz uma pré-matrícula no mesmo dia daquela aula experimental, como explica o diretor pedagógico do complexo esportivo, Rogério Barros.

“Nós iniciamos um rodízio com as escolas e temos recebido cerca de 300 estudantes diariamente. No caso do badminton, fizemos a pré-matrícula de 30 alunos logo na primeira aula. E somente após o aval do pai ou responsável é que o aluno pode efetivamente praticar a atividade”, conta Rogério, destacando o alcance do esporte no processo de formação dos jovens pilarenses.

Marcelo Gualberto, por sua vez, foi o responsável por introduzir as quatro novas modalidades, já despertando a curiosidade da maioria. “Inicialmente, nós buscamos abordar o aspecto lúdico. No badminton, por exemplo, os alunos recebem as raquetes e, ao invés da peteca, bolas de sopro. Isso permite que eles se familiarizem com o esporte no tempo certo, assimilando os movimentos, que são muito rápidos, sem pular etapas”, explica o também professor de esgrima e hóquei na grama – ambas modalidades olímpicas, assim como o badminton.

“A estrutura física aqui do complexo é excelente, o que também ajuda bastante. E a Prefeitura está de parabéns por trazer modalidades ainda pouco conhecidas do grande público, como a esgrima, praticada até por Dom Pedro II. É uma iniciativa fantástica. Pilar rompe paradigmas ao se tornar o único município do interior do estado a dispor dessas três modalidades, servindo de exemplo, inclusive, para estados vizinhos”, reforça o professor.

José Rômulo é aluno do 6º ano da Escola Municipal Professor Arthur Ramos. Ele conta que nunca havia praticado o badminton, mas que gostou do esporte. “Ele é parecido com o tênis. Gostei muito porque é muito rápido. Dá para suar bastante”, destaca Rômulo, que também pratica o futebol de salão no complexo do Pilar.