Municípios

Iguá conquista Prêmio Nacional de Qualidade no Saneamento em 2022

Oito concessionárias do grupo são reconhecidas no ciclo 2022 com o PNQS, prêmio conhecido como o “Oscar do Saneamento no Brasil”

Por Assessoria 26/10/2022 11h11 - Atualizado em 26/10/2022 14h02
Iguá conquista Prêmio Nacional de Qualidade no Saneamento em 2022
Agreste Saneamento foi reconhecida no "Oscar do Saneamento" brasileiro - Foto: Assessoria

Uma das principais empresas de saneamento do Brasil, a Iguá, marcou presença na lista das empresas reconhecidas nas categorias AMEGSA (As Melhores em Gestão no Saneamento Ambiental) e SQFSA (Selo de Qualidade dos Fornecedores do Saneamento Ambiental) do Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento – PNQS, ciclo 2022. Realizado na última sexta-feira, 21 de outubro, o anúncio foi feito pela Comitê Nacional da Qualidade (CNQA) e pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária (ABES) durante transmissão ao vivo e é considerado o mais importante reconhecimento no país sobre gestão ambiental no setor.

Neste ano, 8 concessionárias do Grupo Iguá foram reconhecidas. Confira abaixo:

SQFSA (Selo de Qualidade dos Fornecedores do Saneamento Ambiental)
Troféu Quíron Prata na categoria SQF Nível II: a Agreste Saneamento (AL) e Atibaia Saneamento (SP).
Troféu Platina ESG - SQF Nível III: a SPAT Saneamento (SP)
AMEGSA (As Melhores em Gestão no Saneamento Ambiental)
Troféu Quíron Bronze na categoria AMEGSA Nível I: Águas Piquete (SP) e Paranaguá Saneamento (PR).
Troféu Quíron Ouro na categoria AMEGSA Nível II: Águas Cuiabá (MT) e Iguá MT (Pontes e Lacerda, Comodoro, Canarana, Alta Floresta e Colíder).
Finalista na categoria AMEGSA Nível ll: Concessões SP (Águas Andradina, Águas Castilho, Esap e Sanessol)

“O PNQS é o único prêmio do mundo que reconhece a excelência em gestão do setor, portanto, essa premiação nos enche de orgulho e satisfação. É a chancela do nosso comprometimento com a melhoria de processos e com a qualidade dos serviços, o respeito ao cliente, ao avanço contínuo da excelência na gestão e a certeza do rumo certo à universalização do saneamento”, comemora o COO da Iguá, Péricles Weber.

Promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária (ABES), o PNQS completou, nesta edição, 25 anos e consagra empresas públicas estaduais e concessionárias privadas municipais de saneamento que utilizam modelos gerenciais de excelência, reconhecendo experiências bem-sucedidas e promovendo o intercâmbio das melhores práticas, contribuindo com o desenvolvimento do saneamento ambiental.

A cerimônia de premiação acontece em novembro, nos dias 29 e 30, em Campo Grande (MS).

Sobre a Iguá Saneamento:
Companhia controlada pela IG4 Capital, a Iguá atua no gerenciamento e na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário por meio de concessões e parcerias público-privadas. Uma das principais empresas do setor no país, está presente em 39 municípios de seis estados brasileiros – Alagoas, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo e Paraná – com 18 operações que beneficiam pouco mais de 7 milhões de pessoas. Signatária da Rede Brasil do Pacto Global (iniciativa da Organização das Nações Unidas), a companhia aderiu aos movimentos +Água, Elas Lideram 2030 e Net Zero do programa Ambição 2030, além de se comprometer publicamente, junto ao Science Based Target initiative (SBTi), com a redução das emissões de carbono até 2030. Também assumiu o compromisso empresarial brasileiro para a biodiversidade, do CEBDS em parceria com o wbcsd. Recebeu pela Climate Bonds Initiative (CBI) a certificação do primeiro título verde da América Latina para infraestrutura hídrica. Em 2022, entrou no ranking das 150 empresas mais inovadoras do Brasil de acordo com o Valor Inovação Brasil, e pelo segundo ano consecutivo esteve posicionada no primeiro quartil no ranking internacional do GRESB Assessment. E em 2021 foi eleita, pelo quinto ano consecutivo, uma ótima empresa para se trabalhar pela consultoria Great Place to Work (GPTW). www.igua.com.br