Municípios

Qualifica Mais Pilar tem 36 novos cursos; instrumentista industrial é um deles

Curso de 300 horas é gratuito e vai formar mão de obra especializada na montagem de circuitos

02/11/2022 10h10
Qualifica Mais Pilar tem 36 novos cursos; instrumentista industrial é um deles
Curso reúne três turmas, cada uma com 20 alunos do Pilar e região - Foto: Ascom Pilar

Maior programa de qualificação profissional de Alagoas, o Qualifica Mais Pilar segue transformando a vida de milhares de pessoas. E esta semana, 36 novos cursos vão garantir aos pilarenses a oportunidade de aprender uma profissão e, com ela, o próprio sustento e de sua família. Entre eles está o de instrumentista industrial, que teve início nesta terça-feira (1º), no Senai Poço, em Maceió.

Parceiro da Prefeitura do Pilar, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial é a única instituição apta à formação dos instrumentistas, já cobiçados por grandes empresas instaladas em Alagoas, a exemplo da Origem Energia – que comprou os ativos da Petrobras e tem feito uma série de investimentos, intensificando a exploração de óleo e gás natural no Pilar.

O curso de 300 horas é gratuito e vai formar mão de obra especializada na montagem de circuitos. Ele reúne três turmas, cada uma com 20 alunos do Pilar e região.

Supervisor da área de automação industrial do Senai, Fernando Jorge ressalta a importância da iniciativa, bem como o alcance social do curso escolhido pela Prefeitura.

“E ainda temos vaga para quem deseja ser um instrumentista industrial, profissão muito visada pelas petroquímicas em todo o Brasil. É uma excelente oportunidade, que, se aproveitada, pode ser um diferencial na vida de qualquer um”, avalia Fernando, referindo-se à parceria com o Município como um marco no processo de formação de novos profissionais.

Já Ednilson Lins, instrutor do curso, reforça o fato de o profissional da automação também ser absorvido pelo setor sucroalcooleiro. “Nossa formação é completa, abrangendo noções de eletricidade, mecânica básica para instrumentação, calibração e instalação de instrumentos. Já na parte prática do curso, o aluno reúne todas essas variáveis para montar um circuito e controlar todo esse processo”, explica o professor, destacando a similaridade do curso com o processo industrial na prática.

“E o mais importante disso tudo é que esses jovens estão realizando um curso sem pagar nada por isso e cujo nível de empregabilidade é alto, e sem a necessidade de deixar o local onde vive. Outros municípios deveriam ter a mesma iniciativa”, reforça Lins.

O estudante pilarense Marcos Vinícius, por sua vez, tem apenas 20 anos, é aluno do curso e diz já sonhar com o primeiro emprego. “É a chance que tenho de conseguir meu primeiro emprego. Por isso, agradeço à Prefeitura, especialmente ao prefeito Renato Filho, por acolher a população da minha cidade e auxiliar a juventude do Pilar a seguir pelo caminho certo, que é o dos estudos”.

O programa


O Qualifica Mais Pilar chegou para garantir oportunidades para todos. Já são mais de duas mil pessoas beneficiadas com a iniciativa da Prefeitura. E na próxima sexta-feira (4), o Centro Cultural Mestra Bida, na Chã do Pilar, será palco da aula inaugural de mais nove cursos, ampliando, assim, o leque de opções visando à formação dos pilarenses.

As aulas vão acontecer no prédio da antiga Escola Jarbas Passarinho, em frente à Praça do CRIA, na Chã do Pilar, e no Senai Poço, com o Município também assegurando o transporte dos alunos que precisam se deslocar, diariamente, até a capital.

Lançado em julho deste ano, o Qualifica Mais Pilar é fruto de parceria com o Senai e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). O principal objetivo é estimular a geração de emprego e renda, com foco no empreendedorismo.