Municípios

Continuidade das obras e manutenção do Canal do Sertão são discutidas por secretários

Secretários Rui Palmeira e Gino César conversaram com representantes da empresa Cohidro na manhã desta terça-feira (31)

Por Afrânio Aquino/Ascom Seminfra 31/01/2023 15h03
Continuidade das obras e manutenção do Canal do Sertão são discutidas por secretários
Canal do Sertão em Alagoas - Foto: Arquivo/Governo Federal

Na manhã desta terça-feira (31), o Secretário de Estado da Infraestrutura (Seinfra), Rui Palmeira, recebeu o Secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Gino César, e o diretor-geral da Cohidro, Wellington Lu, empresa responsável pela elaboração e execução dos projetos para as obras do Canal Adutor do Sertão Alagoano.

Durante a reunião, o secretário Gino César informou que, hoje, cerca de mil agricultores já utilizam a água do Canal do Sertão para produzir e, em breve, com a união dos esforços da Seinfra e da Semarh, muitos outros serão beneficiados.

A obra do Canal Adutor do Sertão Alagoano está dividida em cinco trechos, dos quais quatro já foram concluídos. O trecho 5 irá se estender do KM 123,4 ao Km 150, abastecendo centenas de famílias residentes nos municípios de São José da Tapera, Monteirópolis e Olho D’Água das Flores.

Rui Palmeira deixou claro sua preocupação de fiscalizar das obras e manter seu o funcionamento. Foto: Afrânio Aquino/Ascom Seinfra



Além da conclusão do trecho 5, o secretário Rui Palmeira deixou claro sua preocupação na fiscalização das obras e com a manutenção: “É importante garantirmos também a melhor utilização do Canal do Sertão, em benefício das famílias alagoanas e dos municípios da região. É um compromisso do governador Paulo Dantas e vamos ainda esta semana visitar as obras in loco”, disse o secretário.

Na última semana, o governador Paulo Dantas se reuniu com o presidente Lula, para conversar sobre a retomada das obras do trecho V do Canal Adutor do Sertão Alagoano, que é a maior obra de infraestrutura hídrica de Alagoas e que, quando concluído, irá beneficiar 42 municípios e mais de um milhão de pessoas.