Municípios

AMA cobra melhorias no serviço do abastecimento de água no interior de Alagoas

o início de fevereiro, o presidente da AMA já havia se reunido com a Casal para discutir soluções para o problema

Por Redação* 01/03/2023 15h03 - Atualizado em 01/03/2023 16h04
AMA cobra melhorias no serviço do abastecimento de água no interior de Alagoas
No início de fevereiro, o presidente da Hugo Wanderley já havia se reunido com a Casal para discutir soluções para o problema. - Foto: Reprodução

Na manhã desta terça-feira (28), o presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Hugo Wanderley se reuniu com representantes da empresa Águas do Sertão para cobrar uma melhor distribuição de água na região. A empresa é responsável por abastecer uma grande parte dos municípios do Sertão e, principalmente da Bacia Leiteira. 

Através de discurso, Hugo explicou que já havia se reunido com a Casal para discutir soluções para o problema no início de fevereiro, e que a população tem sofrido muito. “Estamos cobrando melhoria da distribuição de água tanto da Casal, quanto da empresa que administra a distribuição de água. A população tem sofrido muito e é necessário a união de todos nós para que a gente possa, o quanto antes, melhorar esse abastecimento”.

O governador Paulo Dantas tem se dedicado na solução ampliando o investimento na região, mas algumas decisões que podem ser tomadas a curto prazo foram discutidas durante a reunião, uma delas é inibir os desvios de água da rede com fiscalização e punição para o infrator.

“Vamos continuar atentos, vamos continuar trabalhando para que a população tenha água chegando nas suas residências”, enfatizou o presidente da AMA. Atualmente, para minimizar os impactos as prefeituras têm se esforçando contratando carros pipas, que chegam a até R$ 400,00, para abastecer prédios públicos e auxiliar o abastecimento das comunidades mais afetadas.

O presidente da empresa justificou alguns problemas enfrentados como vazamentos na rede, baixa pressão e furtos e disse que essa aproximação com os gestores é importante para que se possa organizar uma agenda para apresentação de projetos e ações junto à comunidade. Ele também anunciou um recadastramento técnico para identificar as redes existentes nas cidades e fazer um amplo diagnóstico da situação.

Municípios da Bacia Leiteira – Batalha, Belo Monte, Cacimbinhas, Jacaré dos Homens, Jaramataia, Major Izidoro, Monteiropolis, Olho d’água das Flores, Palestina, Pão de Açúcar, Ouro Branco, Poço das Trincheiras, Maravilha, Carneiros, São José da Tapera, Senador Rui Palmeira, Dois Riachos, Olivença e Palestina.

*Com informações da AMA