Municípios

Produção e representantes de Pilar se preparam para a 1ª Mostra de Cinema do município

Faltando menos de 15 dias para o grande dia, a mostra Curta Pilar já vem se consolidando nas redes sociais e no próprio município

Por Assessoria 13/03/2023 12h12 - Atualizado em 13/03/2023 13h01
Produção e representantes de Pilar se preparam para a 1ª Mostra de Cinema do município
Cine Pilarense, local onde vai acontecer a exibição de filmes e demais atividades, entre os dias 23 e 25 de março - Foto: Assessoria

A produção da 1ª Mostra de Cinema de Pilar, Curta Pilar, está com a produção a passos largos. A população do município também já se prepara para receber este grande evento, que tem como principal objetivo promover, de forma gratuita e acessível, a valorização aos patrimônios históricos e culturais da cidade e estimular a atenção do público pilarense ao cinema alagoano.

Faltando menos de 15 dias para a estreia, a Mostra já vem se repercutindo nas redes sociais e nas redondezas do Cine Pilarense, local onde vai acontecer a exibição de filmes e demais atividades, entre os dias 23 e 25 de março.

Mas, para o evento acontecer, foram realizadas diversas reuniões de logística e encontros para, futuramente, melhor atender os realizadores dos filmes, convidados de outras cidades e toda a comunidade.

Na quinta-feira (9), por exemplo, o dia inteiro foi reservado para resolver os trâmites e alinhamentos finais, com a participação do secretário de Educação e Cultura de Pilar, Clewinho Cavalcante, a diretora de cultura do município, Ruthnea Camêlo; os representantes do setor de comunicação de Pilar, do setor de segurança pública municipal e do diretor do Cine Pilarense, Sérgio Moraes, além da gerente de ensino de Pilar, Lúcia Santos. O encontro ocorreu na Academia de Letras de Pilar e na sede da Secretaria de Educação.

Foram abordados assuntos como a divulgação presencial no município e nas escolas, o plano de segurança nos dias da mostra, a ida de estudantes da rede pública ao evento, apoio para a recepção dos convidados, entre outros. O Cine Pilarense também tem passado por algumas reformas e reparos para receber bem a todos que amam cinema. Monitores do projeto Informantes Culturais de Pilar também serão selecionados para dar suporte à mostra.

As oficinas de Roteiro, com Nivaldo Vasconcelos e de Produção de filmes com celular, com Amanda Duarte, serão realizadas na Academia de Letras de Pilar, que também é uma das apoiadoras da mostra.

Segundo Alex Zampielly, a produção está a todo momento cuidando dos detalhes do evento e está ansiosa para a estreia.

"A presença dos oficineiros já está confirmada, os realizadores também estão super empolgados. A gente traz a valorização do cinema alagoano, traz esse reconhecimento para tais filmes, que já vêm ganhando notoriedade pelo mundo. Para mim é um prazer ter esses realizadores conosco, é gratificante poder exibir essas obras de arte", comentou o realizador da Mostra, que também contou que a ideia surgiu em 2019, quando soube que tinha um cinema antigo na região, berço da história de Pilar.

O secretário Clewinho Cavalcante também disse que está com grandes expectativas.

"A expectativa é Pilar sediar a primeira mostra de cinema, trazer todos aqueles que gostam e amam cinema, para que o município seja esse celeiro e que a gente possa expandir ainda mais esse importante segmento da cultura. Vamos atender aos nossos alunos da rede pública municipal, das crianças até os adultos da EJA [Educação de Jovens e Adultos]. Isso é cultura, reconhecimento, valorização, e nós estamos colocando na vida dessas pessoas, valores. Com o apoio do prefeito Renato Filho e da Fátima Canuto, vamos acolher todos vocês aqui em Pilar", disse o secretário.

Para a diretora de cultura de Pilar, Ruthnea Camêlo, a mostra é um projeto muito importante e que abraça a comunidade.

"A gente vê o tamanho da importância desse projeto devido ao valor que é dado ao setor da cultura por parte da população. A comunidade gosta de sentir pertencido a esses tipos de eventos. Para mim, a cultura também é feita de artistas do audiovisual, porque fazer cinema é arte. E a gente nasce com ela, então é preciso ser valorizada. A gente precisa pegar esse tipo de artista e fazer com que passe para as crianças, para que isso passe de geração a geração", ressaltou a diretora.

Curta Pilar - 1ª Mostra de Cinema é uma idealização e realização da Auá Produções, com a gestão do produtor e artista Alex Zampielly, que vem se consolidando como realizador de festivais, exposições e espetáculos teatrais, trabalhando na produção no audiovisual desde 2017; incentivo financeiro via Lei Aldir Blanc, do Ministério da Cultura do Governo Federal, repassado por meio da Secretaria de Estado da Cultura de Alagoas (Secult-AL); produção da InReais Filmes, apoio da Prefeitura e da Secretaria de Educação e Cultura de Pilar.