Municípios
Escolas de município alagoano começam a receber sistema eletrônico de segurança
Todas as unidades de ensino da cidade de Coruripe serão contempladas; média de instalação é de cinco dias por escola
Nesta quarta-feira, 19, escolas do município de Coruripe, interior de Alagoas, começaram a receber sistema eletrônico de segurança, exemplo disso, foi a Escola Manoel Cecílio de Jesus, no bairro Vassouras, que já teve o processo de instalação do sistema de segurança eletrônica.
Serão contempladas 20 unidades de ensino e 06 extensões. O prazo médio por unidade é de até 05 dias.
De acordo com a secretária de Educação, Cintya Alves, o que há de mais moderno será instalado nas escolas. O sistema conta ainda com leitor facial para alunos e servidores. “Queremos tranquilizar toda a comunidade escolar de Coruripe. Estamos investindo no que há de mais moderno no quesito segurança eletrônica e a primeira unidade escolhida foi a Manoel Cecílio.
Ela continua afirmando que, a unidade contará com câmeras, sensor de presença e leitor facial para alunos e servidores. "Além disso, os pais e responsáveis serão avisados por mensagem de texto ou pelo aplicativo WhatsApp quando seu filho estiver dentro da escola. Hoje iniciamos na prática tudo que havíamos falado sobre a proteção das nossas crianças”, destacou.
Cada unidade de ensino, a depender do seu tamanho, pode variar a quantidade de equipamentos. Na escola desta quarta serão instaladas 16 câmeras internas e externas, 12 sensores de presença em todas as salas, duas sirenes, botão antipânico e um leitor facial. A novidade é uma câmera de longo alcance que identifica rostos e placas de veículos, o que a empresa Teltex chama inteligência artificial.
“Estamos iniciando hoje a instalação completa do sistema de videomonitoramento, que funciona 24h. Neste sistema também consta cercamento de toda a escola, com alarmes e sensores de barreira, onde qualquer tipo de violação acionamos um protocolo imediato para que as forças policiais possam tomar as medidas necessárias. Outro ponto importante neste sistema é o reconhecimento facial, em que a partir da sua instalação, só terão acesso às dependências das unidades quem estiver cadastrado. Então, toda escola será monitorada 24 horas, com um moderno sistema de segurança”, explicou Thiago Duarte, representante da empresa Teltex.
A gestora escolar Glauciane Sapucaia agradeceu os investimentos do município em segurança escolar. “Quero agradecer o empenho do prefeito Marcelo Beltrão e da secretária Cintya Alves, em trazer mais segurança para nossas escolas. Quero pedir aos pais que fiquem tranquilos, que a partir de hoje a segurança está sendo efetivada. Nós que fazemos parte da educação estamos unidos pelo bem estar dos nossos alunos. Juntos vamos trabalhar pela tranquilidade de todos”, encerrou.
Além dos investimentos nas escolas, todos os ônibus de transporte escolar vão contar com câmeras e rastreamento de rota via satélite. E todo o sistema de segurança escolar das 20 unidades e 06 extensões serão monitorados 24 horas por uma central de videomonitoramento.