Municípios

Premiações e projetos inovadores marcam 11 anos da Agreste Saneamento em Alagoas

Empresa que atua em dez municípios do estado recebeu, em 2022, o Oscar do Saneamento com um projeto de eficiência energética que reduziu custos de forma sustentável

Por Assessoria Agreste Saneamento 03/05/2023 13h01 - Atualizado em 03/05/2023 13h01
Premiações e projetos inovadores marcam 11 anos da Agreste Saneamento em Alagoas
A Agreste Saneamento, empresa do grupo Iguá, atua junto com a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) desde 2012 - através de uma parceria público-privada (PPP) - com duração de 30 anos - Foto: Assessoria

Um dos pilares fundamentais da Agreste Saneamento, empresa do grupo Iguá em Alagoas, é a Inovação. Nesse sentido, diversos projetos são desenvolvidos no campo operacional e de gestão para aperfeiçoar ainda mais a atuação da empresa, que neste mês de abril completa 11 anos de atuação no estado.

Dentre os projetos já implementados, destaca-se a instalação de sensores de vibração e temperatura para monitoramento online de conjuntos motor-bomba responsáveis abastecimento das adutoras operadas pela empresa. Esse monitoramento é feito através de um painel de controle que traz informações em tempo real dos equipamentos críticos da companhia em unidades distantes no estado de Alagoas.

Este pensar inovador é uma diretriz da empresa e o reconhecimento veio, quando em 2022, a Agreste Saneamento foi uma das vencedoras do Prêmio Nacional de Qualidade no Saneamento (PNQS), considerado o Oscar do Saneamento, na categoria PEOS – Prêmio da Eficiência Operacional em Saneamento Ambiental, com um projeto de eficiência energética, que reduziu, em um ano, mais de 900.000 kWh no consumo de eletricidade da empresa, com melhores resultados e também mais sustentáveis.

O gerente operacional da Agreste Saneamento, Emílio Lima, conta que esses projetos são frutos de incentivo e de diretrizes do próprio grupo Iguá, que tem setores próprios de Inovação e Transformação Organizacional e realiza anualmente um Festival de Inovação, em que todas as operações da companhia no Brasil apresentam propostas inovadoras em operação e em boas práticas. No ano passado, dois projetos da Agreste foram selecionados e um deles ganhou prêmio de segundo lugar: tratava da implantação de sistema de dosagem de polímero em uma estação de tratamento de água.

"Estamos muito satisfeitos com os resultados alcançados até o momento e continuaremos a investir em projetos que tragam benefícios para nossos clientes e para a sociedade como um todo”, afirmou Emílio. Segundo ele, este ano, a Agreste Saneamento vai novamente enviar projetos para o Festival de Inovação da Iguá que já estão em implantação na operação com expectativa de troca de experiências com demais operações da Iguá.

Sobre a Agreste Saneamento


A Agreste Saneamento, empresa do grupo Iguá, atua junto com a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) desde 2012 - através de uma parceria público-privada (PPP) - com duração de 30 anos. O objetivo é universalizar o acesso da população a água de qualidade e assegurar melhorias nos sistemas de abastecimento de 10 municípios da região agreste do estado, beneficiando mais de 377 mil pessoas. Se mantém entre as melhores empresas para se trabalhar em Alagoas, de acordo com a pesquisa realizada pelo Great Place to Work Brasil (GPTW) desde 2018. Em 2020, recebeu o destaque nacional entre as 100 melhores empresas de pequeno porte do país pela Revista Pequena Empresas, Grandes Negócios e GPTW. No mesmo ano também foi reconhecida pelo Instituto Trata Brasil como “Caso de Sucesso em Saneamento Básico”. Em 2022 recebeu o troféu “Quíron Prata” no Prêmio Nacional de Qualidade no Saneamento (PNQS), considerado o “Oscar do Saneamento” no Brasil, pelo compromisso com a excelência nos serviços prestados. Já na 4ª edição do Prêmio Sustentabilidade da Associação Brasileira das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto (ABCON) a operação da Iguá em Alagoas foi premiada nas categorias Inovação Técnica e Sociedade e Consumidores por duas iniciativas desenvolvidas no agreste do estado.

Sobre a Iguá Saneamento


Companhia controlada pela IG4 Capital, a Iguá atua no gerenciamento e na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário por meio de concessões e parcerias público-privadas. Uma das principais empresas do setor no país, está presente em 39 municípios de seis estados brasileiros – Alagoas, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo e Paraná – com 18 operações que beneficiam pouco mais de 7 milhões de pessoas. Signatária da Rede Brasil do Pacto Global (iniciativa da Organização das Nações Unidas), a companhia assumiu o compromisso empresarial brasileiro para a biodiversidade, do CEBDS em parceria com o wbcsd. Recebeu pela Climate Bonds Initiative (CBI) a certificação do primeiro título verde da América Latina para infraestrutura hídrica. Por sua gestão sustentável da água, em 2022, foi uma das condecoradas no programa de Reconhecimento IWA Climate Smart Utility e, no mesmo ano, conquistou pontos que lhe renderam entrar no ranking da GRESB (Global Real Estate Sustainability Benchmark). Também marcou presença como 1º lugar na categoria saneamento, gestão de resíduos e infraestrutura, segundo o TOP Open Corps 2022. Ainda neste ano, oito concessionárias do grupo foram reconhecidas com o Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento (PNQS). Foi eleita, em 2022, pelo sexto ano consecutivo, uma ótima empresa para se trabalhar pela consultoria Great Place to Work (GPTW). www.igua.com.br