Municípios

Com sessão especial, Pilar celebra três anos da reabertura do Cine Pilarense

Aberto ao público, o evento contou com várias atrações, com direito a homenagens, apresentação de trio de forró pé de serra e degustação de comidas típica

Por Ascom Pilar 20/06/2023 14h02
Com sessão especial, Pilar celebra três anos da reabertura do Cine Pilarense
Criançada curtindo o cinema - Foto: Assessoria

Celebrado nesse segunda-feira (19), o Dia do Cinema Brasileiro foi mais que especial na cidade de Pilar. É que a Prefeitura preparou uma grande festa para comemorar os três anos de reabertura do Cine Pilarense, patrimônio histórico que enche de orgulho a população não apenas do Pilar, mas de toda Alagoas.

Aberto ao público, o evento contou com várias atrações, com direito a homenagens, apresentação de trio de forró pé de serra e degustação de comidas típicas. Tudo gratuito, como de costume.

Diretor do cinema, o historiador Sérgio Moares foi um dos palestrantes da noite. Na oportunidade, o escritor pilarense destacou a história do equipamento público que, inclusive, foi tema de Tese de Conclusão de Curso de outro filho da terra, o jornalista Matheus Guilherme – que, na mesma noite, apresentou sua pesquisa sobre a importância do cinema.

“O Cine Pilarense ressurgiu das cinzas na gestão do prefeito Renato Filho, que promoveu uma restauração completa de todo esse espaço. Hoje, o cinema acolhe toda a comunidade pilarense, bem como visitantes. E além dos filmes que exibimos gratuitamente, o nosso cinema também é usado para diversos eventos, como palestras e seminários”, salientou o diretor.

Para Matheus Guilherme, o Cine Pilarense tornou-se mais que um cinema de rua.

“Ele está totalmente diferente do que era no passado. Além de fazer um resgate da nossa história, hoje, o Cine Pilarense é um espaço moderno, com cadeiras acochadas e totalmente climatizado, mas sem perder sua essência e arquitetura original. E não apenas a sessão do cinema é gratuita, mas também tudo o que o público consome no seu interior. É, sem dúvida, um patrimônio histórico e um grande local de manifestação da cultura local, elevando o nome de Pilar e de Alagoas”, avaliou o pesquisador.

Prefeito de Pilar, Renato Filho, por sua vez, recordou o abandono do qual os amantes do cinema foram vítimas por mais de três décadas, período em que o cinema esteve fechado.

“Ele estava em ruínas. Muitos duvidaram de que seria possível recuperá-lo. Mas conseguimos. Hoje, o Cine Pilarense é um dos poucos cinemas de rua do país em funcionamento. Transformamos o nosso cinema em um espaço multieventos e que atende toda a população pilarense. E seguiremos firmes nesse trabalho de resgate, preservando a nossa história e valorizando nossa cultura”, garante o prefeito de Pilar.