Municípios

Estudantes de interior de AL participam de projeto que valoriza sustentabilidade e consumo consciente

Por meio do cultivo de hortas nas escolas, os alunos conhecem e analisam os diferentes contextos em que a agricultura está inserida na sociedade

Por Redação com Ascom Viçosa 22/06/2023 14h02
Estudantes de interior de AL participam de projeto que valoriza sustentabilidade e consumo consciente
Estudantes em participação no projeto - Foto: Assessoria

Estudantes da rede municipal de ensino de Viçosa, no Vale do Paraíba, inseridos na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), participam do projeto “A arte de cultivar”. Por meio do cultivo de hortas nas escolas, os alunos conhecem e analisam os diferentes contextos em que a agricultura está inserida na sociedade, valorizando a sustentabilidade e o consumo consciente.

Idealizadora do projeto, a professora Maria Jenuzia Rodrigues Barros explica que a iniciativa ocorre de forma interdisciplinar e transdisciplinar. Os protagonistas são os próprios alunos com suas vivências e história de vida. Os professores atuam na estruturação e mediação dos conteúdos.

“Buscamos valorizar o conhecimento de mundo dos alunos, pois a maioria possui algum conhecimento sobre a agricultura; trabalham ou já trabalharam em algum momento ou são filhos de agricultores”, explica a professora.

Ela conta que a ideia surgiu no início do ano letivo, quando a coordenadora da EJA, Sandra Silveira de Carvalho, fez uma reunião com os professores para sugestão de projetos que estivessem dentro da realidade dos alunos.

O cultivo é diverso. “Depende do espaço físico da escola, algumas possuem uma pequena plantação de macaxeira, batata; outras escolas fazem o cultivo do coentro, da cebolinha”, cita.

As atividades contemplam as disciplinas de Ciências, Geografia, História e História de Viçosa, permeando conteúdos como: tipos de solo, adubação e conservação; relevo, fotossíntese, alimentos orgânicos e inorgânicos, sustentabilidade, dentre outros.

“Contemplamos também a disciplina de Língua Portuguesa, através do estudo de palavras centrais de acordo com o conteúdo estudado para os alunos em alfabetização. Recentemente foi estudado em sala ‘O Poeta da Roça’, de Patativa do Assaré, e desde o final de maio estamos com o gênero textual ‘receitas com as comidas típicas juninas’, onde o principal ingrediente é o milho, muito produzido na região”, cita a Maria Jenuzia.

Para a professora, o projeto eleva o conhecimento e autoestima do aluno.

“Às vezes, ele não está bem. Muitos chegam à escola cansados do trabalho e levar para a sala de aula algo que eles conhecem, fazendo uma troca de conhecimento, os fazem se sentir importantes, como de fato são”, conclui.

Olericultura


Em parceria com o Serviço de Aprendizagem Rural (Senar), os estudantes da EJA de Viçosa também participam do curso de olericultura, área da horticultura que abrange a exploração de hortaliças e que engloba culturas folhosas, raízes, bulbos, tubérculos, frutos diversos e partes comestíveis de plantas.

Os cursos foram direcionados às escolas Alegria e Esperança, da comunidade Cascuda, e Frei Damião, Assentamento Quinta da Serra.