Municípios

Filhote de baleia-jubarte é encontrado encalhado em praia de Maragogi

Uma equipe do Instituto Biota foi acionada ao local para atender a ocorrência

Por Redação* 10/07/2023 17h05 - Atualizado em 10/07/2023 17h05
Filhote de baleia-jubarte é encontrado encalhado em praia de Maragogi
Em imagens registradas no local é possível ver banhistas tentando levar o animal de volta para a água - Foto: Reprodução

Um filhote de baleia-jubarte foi encontrado encalhado em Maragogi, litoral alagoano, na manhã desta segunda-feira (10). Em imagens feitas por banhistas é possível ver as pessoas tentando levar o animal, que se encontrava vivo, de volta ao mar

Uma equipe do Instituto Biota foi acionada ao local para atender a ocorrência. Segundo o órgão, entre julho e novembro é comum que haja este tipo de ocorrência ao longo da costa brasileira pois é o período em que a baleia-jubarte (Megaptera novaengliae) entra em seu período reprodutivo.

Ainda segundo o Biota, de acordo com o Instituto Baleia Jubarte, esse é o 11° encalhe registrado no Brasil só este ano.

O instituto alerta ainda que, em caso de encalhe, não é recomendado tocar no animal, pois o ideal é que o mesmo passe por uma avaliação por especialistas antes de ser devolvido ao mar.

"A primeira coisa a fazer é entrar em contato conosco (82 99115-5516 ou 82 98815-0444), nos enviar imagens e localização. E ao avaliar a situação, podemos estar orientando a conduta das pessoas que possam dar apoio", informou o instituto.

O órgão informou também que não é recomendado puxar o animal pelas nadadeiras, por exemplo. "Caso o animal mexa essa nadadeira pode causar um acidente grave com a pessoa. E puxar também pode causar alguma lesão grave no animal, pois a cauda do animal é a continuidade da coluna vertebral".

*Com informações do Portal Acta