Municípios

Apagão paralisa distribuição de água em 77 municípios de Alagoas

A Casal é responsável pelo abastecimento, captação e tratamento de água de 79 municípios alagoanos

Por Laura Nascimento* 15/08/2023 11h11 - Atualizado em 15/08/2023 11h11
Apagão paralisa distribuição de água em 77 municípios de Alagoas
Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) - Foto: Assessoria

Após o apagão que afetou diversas regiões do país na manhã desta terça-feira (15), a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) teve seu tratamento de água paralisado. O atraso deixou 77 municípios alagoanos com prejuízo no sistema de abastecimento.

De acordo com a nota da empresa, a queda de energia paralisou os sistemas de abastecimento afetando a distribuição dos municípios. Além disso, foi destacada a possibilidade de deficiência no abastecimento em outras regiões que não são diretamente abastecidas pela empresa, pois as empresas: BRK Alagoas, Águas do Sertão e Verde Alagoas têm a captação de água feita pela Casal.

A Casal também afirma que estava aguardando o restabelecimento da energia para a retomada das atividades. A empresa é responsável pelo abastecimento, captação e tratamento de água de 79 municípios alagoanos.

Confira a nota na íntegra:

Uma falta de energia generalizada paralisou, nesta terça-feira (15), a produção de água tratada pela Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal). É que essa interrupção paralisou os sistemas de abastecimento localizados em diversos municípios do estado, deixando, ao todo, 77 cidades e suas zonas rurais com o serviço deficitário.

A Casal aguarda o restabelecimento da energia para retomar suas atividades de captação, tratamento, reservação e distribuição de água. A Empresa reforça que seus colaboradores já foram mobilizados para que, tão logo o potencial elétrico retorne, tomem as providências necessárias à reativação dos sistemas coletivos e isolados.

Vale ressaltar que o fornecimento de água poderá apresentar deficiência mesmo nos municípios em que a distribuição é efetuada por empresa terceira, caso da BRK Alagoas, Águas do Sertão e Verde Alagoas. É que, nessas localidades, a Casal efetua a captação e o tratamento do líquido, atividades essas que foram interrompidas por conta do apagão.

*Estagiária sob supervisão