Municípios

Maternidade em Alagoas já realizou mais de 100 partos naturais este ano; saiba quais os benefícios

Os partos humanizados trazem vantagens tanto para as gestantes quanto para os bebês

Por Redação* 18/08/2023 10h10 - Atualizado em 18/08/2023 11h11
Maternidade em Alagoas já realizou mais de 100 partos naturais este ano; saiba quais os benefícios
As mães contam com o apoio do serviço social, psicologia, nutricionistas, enfermeiros, obstetras e uma equipe preparada - Foto: Assessoria

O Hospital Unidade Mista Senador Arnon de Melo no município de Campo Alegre realizou mais de 109 partos humanizados nos primeiros sete meses de 2023. De acordo com a assessoria do município, o objetivo é estimular melhorias no atendimento às gestantes, monitorando, acompanhando e planejando as ações que estejam integradas ao programa de humanização que o Ministério da Saúde preconiza dentre a integralidade, equidade e universalidade.

Desde o ano de 2013 quando a maternidade voltou a funcionar, vem sendo fortalecido com o projeto “Rede Cegonha” oferecendo partos naturais humanizados, acompanhados por médicos, enfermeiros obstetras e técnicos de enfermagem capacitados em partos e o acolhimento da família.

Só nos primeiros 07 meses de 2023, a Maternidade de Campo Alegre realizou 109 partos naturais com acolhimento e humanização. (Janeiro 12, fevereiro 23, Março 20, Abril 12, Maio 24, Junho 06 e julho 12 partos realizados).

No momento do pré-parto, parto e pós-parto as equipes capacitadas realizam orientações, manejos clínicos, exercícios posturais para aperfeiçoar o parto e estimular a confiança das gestantes e ou primigestas no sentido de garantir um parto humanizado ofertado por seu próprio município, com profissionais qualificados como preconiza o SUS.

As mães contam com o apoio do serviço social, psicologia, nutricionistas, enfermeiros, obstetras e uma equipe preparada garantindo à gestante e seus acompanhantes todo o processo do nascimento. O bebê realiza o teste do olhinho e o teste do coraçãozinho, após o nascimento e é direcionado ao registro civil ainda na maternidade e encaminhado para a vacinação.

A maternidade apoia a amamentação e estimula a todas as mamães intensificando o leite materno e suas propriedades como um alimento nutritivo saudável para o desenvolvimento do seu bebê e todo o acompanhamento destas crianças é realizado pela vigilância nutricional do município e as equipes da atenção primária à saúde.

Por conta da implantação de importantes políticas voltadas à primeira infância, o município já recebeu o Selo UNICEF referente aos anos 2017 a 2020, e novamente está em busca da certificação, que é resultado de um grande trabalho desenvolvido em prol da população.

Benefícios


Os partos humanizados trazem vantagens tanto para as gestantes quanto para os bebês, de acordo com a Unimed, há uma redução de estresse, desconforto e ansiedade gerados pela tensão de um parto comum. Além disso, a recuperação das gestantes é bem mais rápida que em uma cesariana, bem como, as chances da mãe desenvolver depressão pós-parto são menores.

Médicos apontam que o risco de efeitos colaterais e broncoaspiração diminuem com o parto humanizado. Outro benefício é que a amamentação ocorre mais cedo no parto natural justamente por não existir o risco de efeito colateral advindo de medicações mais fortes como anestésicos ou outras utilizadas no pós-parto cirúrgico.

*Com assessoria