Municípios
96 municípios alagoanos participam da mobilização nacional contra a queda no repasse do FPM
De acordo com a AMA, toda a região Nordeste aderiu a mobilização;
Noventa e seis municípios alagoanos paralisam as atividades administrativas nesta quarta-feira (30) contra a queda das arrecadações nas cidades. A mobilização é nacional, aqui em Alagoas é coordenada pela Associação dos Municípios Alagoanos (AMA).
De acordo com a AMA, toda a região Nordeste aderiu a mobilização. A associação ainda informa que todos os serviços essenciais estão mantidos. Apenas as atividades administrativas estão paralisadas.
Segundo o presidente da AMA, Hugo Wanderley, o movimento é para chamar a atenção do congresso nacional e do governo federal acerca das dificuldades que os municípios estão enfrentando.
A Confederação Nacional de Municípios (CNM), apoiadora dessa mobilização, revelou que 51% dos municípios enfrentam dificuldades financeiras, especialmente devido à redução de 23,54% no Fundo de Participação dos Municípios (FPM) em agosto e atrasos em outras transferências, como os royalties de minerais e petróleo.
Ainda segundo Hugo, em Alagoas com a desoneração dos impostos sobre os combustíveis, o estado perde R$ 150 milhões por mês só de arrecadação.
*Estagiário sob supervisão
*Com informações da Gazeta Web