Municípios

Defesa Civil de Arapiraca investiga se rachaduras em residências tem relação com tremores de terra

O órgão esclareceu que os três imóveis ainda estão em análise

Por Redação* 01/09/2023 09h09
Defesa Civil de Arapiraca investiga se rachaduras em residências tem relação com tremores de terra
Arapiraca - Foto: Prefeitura de Arapiraca

A Defesa Civil de Arapiraca está investigando se as rachaduras em três residências da cidade têm relação com o tremores de terra ocorridos desde a última sexta-feira (25).O órgão esclareceu que os três imóveis ainda estão em análise.

Segundo a Defesa Civil, foi o morador de uma das residências que acionou o apoio do órgão para contribuir com a análise e o monitoramento. O morador informou que a casa dele não tinha qualquer problema estrutural até o tremor, quando apareceram trincas no forro de gesso.

Já a segunda casa foi interditada pela Defesa Civil há mais de um ano, por possíveis problemas construtivos do imóvel. A moradora, inclusive, foi encaminhada para aluguel social à época e o imóvel tem sido constantemente monitorado.

Ainda de acordo com a Defesa Civil, a terceira casa está em avaliação.

O órgão municipal ressalta que, a partir dessa interdição e com o andamento das análises técnicas, vai avaliar se esses problemas que já são registrados na região estão relacionados aos tremores.

Entenda o caso

Pelo menos 3 abalos sísmicos foram registrados ao todo desde o início do mês até a última segunda-feira (28), no município de Arapiraca, no Agreste alagoano. Os tremores de terra tiveram magnitude de 1.5, 2.1 e 1.8 MR (Escala Richter).

O mais forte foi o primeiro tremor de terra, na tarde da última sexta-feira (25), que surpreendeu os moradores da cidade. O abalo foi sentido nos bairros do Centro, Primavera, Cacimbas e Cavaco.

* Com CAdaMinuto