Municípios

Interior em AL tem 6 seis estabelecimentos autuados por furto de energia

Estima-se que, nessas seis unidades fiscalizadas, tenha ocorrido uma perda de 70.000 KWh, quantidade suficiente para atender mais de 1.400 residências durante um mês

Por Redação 07/01/2024 15h03
Interior em AL tem 6 seis estabelecimentos autuados por furto de energia
Equatorial estima uma perda de 70.000 KWh, energia suficiente para atender mais de 1.400 residências durante um mês - Foto: Assessoria

Durante uma operação realizada nesta semana, a Equatorial Alagoas identificou e autuou cinco hotéis e um estabelecimento comercial por prática de furto de energia elétrica no município de Piranhas. Em uma das unidades, essa foi a sétima autuação. Estima-se que, nessas seis unidades fiscalizadas, tenha ocorrido uma perda de 70.000 KWh, quantidade suficiente para atender mais de 1.400 residências durante um mês. 

Das unidades fiscalizadas, quatro são reincidentes, incluindo um hotel que já foi autuado sete vezes por furto de energia. A equipe técnica de inspeção da Distribuidora constatou práticas de furto em diferentes ocasiões, incluindo os meses de abril, maio e setembro de 2023. Com as fraudes registradas nessa operação, estima-se que o Estado de Alagoas tenha deixado de arrecadar mais de R$ 200 mil em impostos. 

É importante destacar que o furto de energia elétrica é considerado crime, afetando diretamente a tarifa cobrada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), uma vez que as perdas são repassadas para os demais consumidores como forma de compensação. 

Além dos impactos financeiros, as ligações clandestinas representam riscos para a segurança dos moradores e comprometem a qualidade do fornecimento de energia, podendo causar sobrecarga no sistema elétrico e resultar em oscilações e interrupções no abastecimento. 

A Equatorial Alagoas reforça a importância da colaboração da população na denúncia de casos de furto de energia elétrica, destacando que as denúncias podem ser feitas anonimamente na Central de Atendimento pelo telefone 0800 082 0196 ou no site www.equatorialenergia.com.br.