Municípios

Arapiraca terá quase 400 vagas para concurso da Educação em 2024

Anúncio foi feito pelo prefeito, Luciano Barbosa, durante a posse dos gestores escolares realizada nesta sexta-feira (12), no Planetário Municipal e Casa da Ciência

Por Redação 12/01/2024 14h02
Arapiraca terá quase 400 vagas para concurso da Educação em 2024
Arapiraca - Foto: Pablício Vieira (Ascom Arapiraca)

Durante a posse dos gestores escolares realizada nesta sexta-feira (12), no Planetário Municipal e Casa da Ciência, o prefeito Luciano Barbosa anunciou a realização do aguardado concurso público da Educação de Arapiraca neste ano de 2024. A medida visa preencher 397 vagas e terá o Instituto Brasileiro de Administração Municipal (Ibam) como banca examinadora. 

O prefeito Luciano destacou a importância dessa iniciativa, ressaltando os desafios enfrentados durante a pandemia e a necessidade de compreender a real demanda educacional. 

"Estamos anunciando isso para vocês, para que saibam que o caminho que estamos trilhando para a educação é consistente. Não pudemos realizá-lo antes devido à pandemia, e nós precisávamos ter realidade de qual era realmente a nossa demanda. Estamos juntos e vamos trabalhar pela Educação da nossa cidade", afirmou o gestor municipal. 

O Instituto Brasileiro de Administração Municipal (Ibam) será responsável por conduzir o processo seletivo, garantindo a lisura e a transparência necessárias para a escolha dos futuros profissionais da Educação.

Posse dos Gestores


O evento também marcou a posse dos gestores escolares eleitos democraticamente, um processo que envolveu a participação ativa da comunidade escolar. O prefeito Luciano Barbosa e a secretária de Educação, Eliete Rocha, conduziram a cerimônia no cineteatro do Planetário Municipal e Casa da Ciência. 

A gestão democrática na escolha dos gestores é uma tradição em Arapiraca, reforçando a participação ativa de pais, alunos e professores nas decisões que impactam diretamente a comunidade educacional. O prefeito ressaltou a importância desse modelo de gestão: 

"A gestão democrática ensina aos professores e às crianças a tomada de decisão para as escolhas da vida. A comunidade escolar tem abraçado com responsabilidade essa oportunidade de poder escolher os diretores de todas as escolas sem interferência política, para que essas instituições de ensino possam tomar a melhor direção possível''.

A secretária Eliete Rocha também destacou a relevância desse momento para a Educação de Arapiraca, enfatizando que a eleição dos gestores é uma ação crucial para fortalecer o vínculo entre a comunidade e as decisões que impactam as escolas. 

O início do ano letivo marca o momento em que os gestores eleitos começam a trabalhar, assumindo a responsabilidade de liderar suas instituições de ensino. Emanuelle Karine, gestora da Escola de Educação em Tempo Integral Professor Mário César Fontes, eleita pelo voto democrático, expressou a importância desse processo para a comunidade escolar e para os gestores: 

“É muito importante para o município de Arapiraca e para todos nós gestores, professores da Rede Municipal de Ensino, quando podemos passar por esse processo democrático dentro das escolas e que pais, alunos e funcionários podem exercer o seu direito de voto dentro da comunidade escolar, escolhendo o seu gestor. Aqui estamos nós, participando desse momento de extrema importância e de grande satisfação por poder fazer parte de uma Rede que tem transformado a Educação da nossa cidade".