Municípios

Governo investe na duplicação na AL-220 e elimina curvas perigosas

No próximo dia 5 de fevereiro, o governador Paulo Dantas inaugura alça viária em Campo Alegre

Por Assessoria 26/01/2024 11h11
Governo investe na duplicação na AL-220 e elimina curvas perigosas
Departamento de Estradas de Rodagem encontrou soluções para a malha viária na AL-220 - Foto: Neno Canuto - Secom

A duplicação da rodovia AL-220, que liga Arapiraca, no Agreste, ao município de Delmiro Gouveia, no alto Sertão, terá mais um trecho inaugurado no dia 5 de fevereiro pelo governador Paulo Dantas. Agora será a vez de uma alça viária em Campo Alegre, nas imediações da Usina Porto Rico. O investimento foi da ordem de R$ 40 milhões.

O trecho de 3,2 quilômetros de extensão foi feito pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER) para devolver a trafegabilidade na região, que estava comprometida por uma falha geológica.

A obra contemplou a construção de duas pontes, estudos com soluções geológicas e geotécnicas, serviço de terraplenagem com corte de 36 metros revestido com vegetação através de jateamento, patamares totalmente drenados, barreiras de concreto, sinalização vertical e horizontal, além de drenagem, com meio-fio, sarjetas e descidas d'água.

Segundo o DER, além de encontrar solução geológica e geotécnica, desviando da falha que havia no solo, a obra suprimiu duas curvas perigosas existentes no traçado anterior. Com essa supressão, a segurança para os condutores foi consideravelmente ampliada, uma vez que no traçado anterior aconteciam diversos acidentes automobilísticos nas curvas acentuadas, sendo necessária uma grande solução de engenharia naquele trecho especialmente desafiador a fim de garantir estrutura adequada para o trânsito fluir.