Municípios
Feira de Artesanato de Arapiraca tem oficinas exclusivas e celebração da arte local
Artesãos estão instalados no Partage Arapiraca Shopping até este domingo (17)
O artesanato é uma grande riqueza cultural e motivo de orgulho para a Capital do Agreste. Além de estar presente no Mercado Margarida Gonçalves, no Centro do município, os artesãos agora também estão presentes no Partage Arapiraca Shopping, apresentando mais uma edição da Feira de Artesanato de Arapiraca (Feir’art).
A feira acontece dos dias 14 a 17 de março, no hall de entrada do estabelecimento, e segue o mesmo horário de funcionamento do shopping, das 10h às 22h. Durante os quatro dias, estão à mostra produtos dos mais variados tipos, com preços competitivos, criatividade e habilidade que são marcas registradas do artesanato de Arapiraca.
O evento também contará com três oficinas exclusivas abertas ao público: crochê, que acontece nesta sexta, arte em feltro no sábado e bijuteria no domingo. Apesar dos dias diferentes, o horário é o mesmo para todas, das 14h às 16h.
Em seu primeiro dia de funcionamento, o secretário Hibernon Cavalcante marcou presença na feira e aproveitou para convidar a todo arapiraquense para fortalecer a tradição da arte local. “Aqui estão representados quase 800 artesãos que existem no nosso município. Prestigie, porque essas pessoas se dedicam o máximo possível, essa arte que às vezes passa até de pai para filho, e movimenta muito a economia da nossa cidade”, destacou.
A arte e sua importância reconhecida
A comunidade de artesãos de Arapiraca vem conquistando uma série de conquistas importantes nos últimos meses. Neste mês de março, a Associação dos Artesãos e Artistas Plásticos de Arapiraca (AAAPA), fundada em dezembro de 2019, recebeu declaração de utilidade pública, benefício que promove não apenas o reconhecimento social da instituição, como também auxilia na captação de recursos.
Em novembro de 2023, a associação recebeu o selo “Aqui se Faz Cultura”, entregue pela Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Juventude para as entidades incentivadoras da cultura do município, uma ação que fortalece a comunidade e ajudam a manter viva a tradição arapiraquense.