Municípios

Ministra da Cultura desembarca em Alagoas para entrega da reforma e modernização da Serra da Barriga

Por Assessoria 23/05/2024 18h06
Ministra da Cultura desembarca em Alagoas para entrega da reforma e modernização da Serra da Barriga
A iniciativa é resultado de uma parceria entre o TikTok, o Centro de Cultura e Estudos Étnicos Anajô e o Projeto Vamos Subir a Serra - Foto: Victor Vec- Ministério da Cultura

A Ministra da Cultura, Margareth Menezes, desembarca em Alagoas, no próximo sábado (25), para participar do evento de entrega da reforma e modernização do Parque Memorial Quilombo dos Palmares e do Sítio Arqueológico Serra da Barriga, em União do Palmares. A solenidade é aberta ao público e terá início às 15h30.

A iniciativa é resultado de uma parceria entre o TikTok, o Centro de Cultura e Estudos Étnicos Anajô e o Projeto Vamos Subir a Serra, responsáveis pela execução, pesquisa e coordenação, com a supervisão da Fundação Cultural Palmares, órgão vinculado ao Ministério da Cultura.

A Serra da Barriga ganha agora estrutura para receber visitantes do Estado, do país e do mundo, com a reconstrução e redesenho de todas as placas de sinalização. A reforma contempla ainda a recuperação dos equipamentos de sonorização, que contam com áudios de personalidades negras como o alagoano Djavan, além de Carlinhos Brown, Tony Tornado, Leci Brandão e da atriz e ialorixá Chica Xavier.

A modernização prever o lançamento do Aplicativo Serra da Barriga. A tecnologia vai poder conectar a Serra da Barriga com o mundo, levando toda história, informação, conhecimento e tudo o que acontece na região para pessoas que ainda não puderam conhecer o parque presencialmente. Para o funcionamento do Aplicativo, a Fundação Cultural Palmares está investindo na instalação de internet com sinal mais potente, com acesso livre e gratuito ao público em geral.

Segundo a coordenadora do Projeto Vamos Subir a Serra, Valdice Gomes, esse é um momento histórico em que instituições se uniram para trabalhar na valorização da Serra da Barriga, que faz parte da memória histórica e cultural do Brasil.

Atrações


A partir da 15h30, o público que comparecer à solenidade vai poder apreciar uma rica programação afro-cultural que envolve o toque de berimbaus por mestres de capoeira de União dos Palmares, apresentação do cantor, compositor e instrumentista Mateus Aleluia Filho, Wilson Santos e Orquestra de Tambores de Alagoas, Grupo Inaê, Naná Martins, Igbonan Rocha, encerrando com a projeção mapeada Saravá!

Filho do cantor baiano Mateus Aleluia, que integrou nos anos 60 o grupo Tincoãs, Mateus Aleluia Filho promete fazer uma intervenção ancestral no Parque Memorial Quilombo dos Palmares, no próximo sábado.

Empreendedores

O afro-empreendedorismo também estará presente com 08 empreendedores, sendo 05 de Maceió e três da comunidade quilombola Muquém, que estarão expondo seus produtos durante a solenidade de inauguração no Parque Memorial Quilombo dos Palmares.