Municípios

Hospital Regional do Alto Sertão realiza 326 cirurgias oftalmológicas na primeira etapa do Programa Ver Melhor

Segunda fase ocorrerá nos dias 13,14 e 15 de junho e a ação contempla os moradores dos municípios situados no Alto Sertão

Por Ascom Sesau 07/06/2024 09h09
Hospital Regional do Alto Sertão realiza 326 cirurgias oftalmológicas na primeira etapa do Programa Ver Melhor
Primeira etapa de cirurgias no HRAS contemplou pacientes com problemas oftalmológicos que residiam no Alto Sertão - Foto: Carla Cleto e Daniel Tavares / Ascom Sesau

O Hospital Regional do Alto Sertão (HRAS), situado em Delmiro Gouveia, promoveu a primeira etapa do Programa Ver Melhor, assegurando cirurgias oftalmológicas de catarata e pterígio. Na ação, 326 pessoas se submeteram à cirurgia, sendo 242 de catarata e 84 de pterígio. A segunda etapa da iniciativa está prevista para ocorrer nos dias 13,14 e 15 de junho deste ano.

O Programa Ver Melhor foi lançado em agosto do ano passado, pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), a quem o HRAS é vinculado. Ele assegura procedimentos de oftalmologia, nas modalidades eletiva clínica e cirúrgica, com o intuito de solucionar problemas oftalmológicos que podem surgir por inúmeros motivos, desde causas genéticas, até hábitos e estilos de vida.

"A médio e longo prazos, esses problemas oftalmológicos podem causar, entre outras coisas, dificuldade para enxergar e, até mesmo, em casos mais graves, a cegueira. Por isso a relevância do Programa Ver Melhor, uma iniciativa implementada em nossa gestão à frente da Sesau, visando sanar um problema sério, que era a desassistência aos alagoanos com problemas oftalmológicos", salientou o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda.

Acesso


Para ter acesso aos serviços ofertados pelo Programa Ver Melhor , o paciente deve ser encaminhado, via Unidade Básica de Saúde (UBS) do município de residência, através do Sistema de Regulação do Estado (Sisreg). Após avaliação e, a depender do diagnóstico, ele poderá ser encaminhado para a realização de cirurgias e procedimentos.

O diretor geral do HRAS, Carlos Augusto dos Anjos, reforçou que a visão é um dos principais sentidos do corpo humano e, por meio da iniciativa, muitas pessoas voltarão a enxergar bem.

“É muito gratificante ver as ações de saúde chegarem para o povo alagoano de forma tão acessível. A população do Alto Sertão, que antes precisava se deslocar para o Agreste e, até mesmo para a capital, na busca de procedimentos cirúrgicos, recebe atendimento na região de reside", comemorou.