Municípios

Arapiraca recebe 3º Encontro Interinstitucional de Medidas Socioeducativas

Evento reuniu técnicos da Assistência Social de vários municípios do Agreste

Por Ascom Seprev 12/07/2024 09h09
Arapiraca recebe 3º Encontro Interinstitucional de Medidas Socioeducativas
Encontro já contemplou as regiões Norte e Metropolitana e irá atender os 102 municípios alagoanos - Foto: Ascom Seprev

A Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) promoveu, nesta quarta-feira (11), em Arapiraca, o 3º Encontro Interinstitucional de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto e Extensão de Medida. O evento reuniu técnicos da Assistência Social de vários municípios da região Agreste.

Em Alagoas, os egressos do Sistema Socioeducativo são assistidos pelo programa Pega a Visão, que tem a finalidade de estimular o desenvolvimento e a autonomia dos adolescentes, garantir seus direitos e, principalmente, prevenir a reincidência infracional.

O programa oferece acompanhamento com assistente social, psicólogo, pedagogo, advogado e educador social, além de promover a qualificação desses jovens para o mercado de trabalho.

A coordenadora do Pega a Visão, Samylla Gouveia, explica que o 3º encontro fomentou a interlocução entre as políticas públicas, visando aprimorar as práticas adotadas no acompanhamento dos egressos do sistema socioeducativo em seus municípios de origem, contribuindo para a construção de uma sociedade mais inclusiva e segura.

“Os municípios têm sido grandes parceiros, desenvolvendo o trabalho de atenção integral aos adolescentes do território e fazendo com que essa política pública avance cada vez mais. O Estado de Alagoas dá a contrapartida, implementando esta política para que jovens oriundos do sistema socioeducativo sejam reinseridos na sociedade e no mercado de trabalho, o que refletirá na redução dos índices de violência”, explica Samylla Gouveia.

A assistente social Maysa Carla, que coordena o Centro de Referência de Assistência Social (Creas) em Arapiraca, destacou a relevância da abordagem interinstitucional para o sucesso das medidas socioeducativas e a criação de um ambiente de apoio aos jovens em processo de ressocialização.

“Hoje aprendemos muito sobre trabalhar projetos de vida; algo que buscamos construir junto com os adolescentes, além de conhecer melhor o programa Pega a Visão e a parceria para a qualificação profissional deste público. Acredito que, a partir desse encontro, traremos mais frutos para o nosso município”, afirmou a coordenadora.

A terceira edição do encontro interinstitucional compõe o ciclo de eventos promovidos pela Seprev para fortalecer o acompanhamento aos egressos do Sistema Socioeducativo de Alagoas. A iniciativa já contemplou as regiões Norte e Metropolitana e irá atender os 102 municípios alagoanos.