Municípios
AMA apoia plataforma de transparência para eventos nos municípios de AL
O presidente da AMA, Hugo Wanderley garante que a estratégia é importante e chega em um momento de transição
Os municípios alagoanos terão uma nova ferramenta para garantir a transparência nos gastos com festas juninas, como o São João, que em algumas cidades, como Maceió, é conhecido por ser um dos mais caros do Brasil.
A Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) será a intermediária entre os órgãos de controle e as prefeituras para a adesão ao portal de transparência dos festejos alagoanos. Essa plataforma foi desenvolvida em conjunto pelo Ministério Público, o Ministério Público de Contas e o Tribunal de Contas.
O objetivo da ferramenta é centralizar e disponibilizar informações detalhadas sobre as contratações e despesas das festividades, assegurando a transparência nas contas públicas. O presidente da AMA, Hugo Wanderley, ressaltou a relevância dessa iniciativa, que chega em um momento de transição para os municípios. “Uma plataforma que agregue as informações facilita as negociações e ajuda a população a se programar para os eventos”, afirmou Wanderley.
O promotor José Carlos Castro explicou que o painel foi inspirado em um modelo implantado na Bahia e que já está sendo adotado por outros estados do Brasil. Os municípios que aderirem ao sistema e mantiverem suas informações atualizadas receberão um Selo de Transparência.
Além de José Carlos Castro, a reunião contou com a presença do promotor Bruno Baptista, do procurador-geral do Ministério Público de Contas, Enio Pimenta, do presidente do Tribunal de Contas, Fernando Toledo, e de outras autoridades.