Municípios
Sesau capacita cirurgiões dentistas da Atenção Primária dos 102 municípios alagoanos e do Sistema Prisional
O curso foi dividido em duas turmas e está sendo realizado no auditório do Centro Universitário de Maceió, no bairro Cruz das Almas
A Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) iniciou, nesta terça-feira (20), no auditório do Centro Universitário de Maceió (Unima), no bairro Cruz das Almas, o Curso sobre Cirurgia e Endodontia. A iniciativa, que é voltada para os cirurgiões dentistas que atuam na Atenção Primária dos 102 municípios alagoanos, bem como, do Sistema Prisional, tem continuidade nesta quarta-feira (21).
A coordenadora do Programa Estadual de Saúde Bucal, Lisiane Torres, explica que a capacitação é uma atualização focada no manejo clínico. A ação, ainda segundo ela, tem como objetivo prevenir complicações e garantir a segurança dos procedimentos odontológicos.
“É sempre importante que as equipes estejam renovando seus conhecimentos na área da cirurgia e endodontia. Com isso, os profissionais da odontologia estarão preparados para oferecer uma assistência de excelência no âmbito da Atenção Primária em Saúde”, destaca Lisiane Torres.
Palestras
O evento conta com dois facilitadores, sendo o tema “Acidentes e Complicações em Exodontia e Farmacoterapia” abordado pelo especialista em cirurgia e traumatologia buco maxilo facial, Ricardo Mikami. Já a especialista em Endodontia, Rafaela Vasconcelos, aborda a temática “Endodontia Básica”.
O secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, ressalta que a parceria entre a gestão estadual e as administrações municipais é fundamental para a segurança clínica e bem estar dos alagoanos.
“Permanentemente estamos apoiando e preparando as equipes municipais de saúde, assegurando que todos tenham acesso a um atendimento tecnicamente correto e pautado pelos princípios da humanização dentro do SUS [Sistema Único de Saúde]", frisa.
Essencial
Para o dentista Gabriel Remigio, que trabalha na cidade de Marechal Deodoro, a capacitação é essencial para as equipes de odontologia. Isso porque, segundo ele, por meio do treinamento, os profissionais têm a oportunidade de renovar conhecimentos sobre as técnicas assistenciais mais avançadas.
“Todos os profissionais de saúde devem estar constantemente ampliando seus conhecimentos, além de se atualizar sobre técnicas e procedimentos importantes para o dia a dia do atendimento odontológico. Iniciativas como essa são sempre bem vindas para a evolução profissional de todos os cirurgiões dentistas que atuam na Atenção Primária”, reforça.