Municípios
Festivais gastronômicos, na gestão de Luciano Barbosa, uniram agricultura familiar, economia e turismo
Primeiro festival a ter segunda edição foi do Camarão, com faturamento 75% maior
Arapiraca se tornou a Capital da Gastronomia em Alagoas, com a chegada do Circuito de Festivais Gastronômicos, na gestão de Luciano Barbosa.
Inaugurado com o lançamento do Festival do Camarão em 2023, o modelo implantado pelo prefeito Luciano Barbosa colocou a cidade no mapa do turismo gastronômico ao mesmo tempo em que valorizou a carcinicultura do município.
No primeiro ano, o festival vendeu mais de 2 mil pratos em apenas dois dias, e neste, o número aumentou para 3,3 mil, provando que o circuito já se consolidou no calendário cultural de Arapiraca. Ainda em 2023, a cidade recebeu mais dois festivais gastronômicos: da Macaxeira e de Comida Rua, realizados respectivamente em setembro e novembro.
A proposta foi criar um ponto de lazer e convivência para os munícipes, promovendo uma experiência gastronômica única, ao mesmo tempo em que aproximou o produtor rural do mercado, promovendo a utilização de insumos produzidos na própria cidade e fortalecendo setores como a carcinicultura e a agricultura familiar.
“O circuito gastronômico foi uma ideia muito legal porque incentivou o homem e a mulher do campo e colocou a sociedade em contato com eles. Isso foi fundamental para o desenvolvimento da economia local, além de, claro, criar esse ponto de convivência entre as pessoas e promover nosso turismo gastronômico”, afirma Luciano.
Não para por aí
Em 2024, os festivais foram um sucesso ainda maior. Além do 2º Festival do Camarão, que arrecadou um faturamento 75% maior que o do ano anterior, a cidade também recebe segundas edições dos outros dois festivais já consagrados e duas grandes novidade: o Festival do Cuscuz, que aconteceu em junho, no Mercado do Artesanato Margarida Gonçalves, e o Festival da Cachaça, Cultura e Sabores, marcado para setembro.