Municípios

Vídeo: Tubarão-lixa é visto nadando em águas rasas na Praia de Antunes em Maragogi

De acordo com biólogo e professor da Ufal, Cláudio Sampaio, a espécie é inofensiva e se alimenta de lagosta

Por Redação* 25/09/2024 10h10 - Atualizado em 25/09/2024 12h12
Vídeo: Tubarão-lixa é visto nadando em águas rasas na Praia de Antunes em Maragogi
O tubarão-lixa pode crescer até três metros de comprimento e vive em recifes que chegam a 130 metros de profundidade. - Foto: Reprodução

No último final de semana um fato incomum chamou atenção no litoral alagoano, um tubarão foi visto nadando em águas rasas na Praia de Antunes, em Maragogi, Litoral Norte de Alagoas. O vídeo que registrou o momento da aparição do animal, foi gravado por pescadores da região.

O Instituto Biota de Conservação, divulgou o vídeo em que um tubarão-lixa (Ginglymostoma cirratum), aparece nadando tranquilamente em Maragogi. A imagem causou espanto e preocupou os turistas.

De acordo com o biólogo e professor da Ufal (Universidade Federal de Alagoas), Cláudio Sampaio, em entrevista ao Portal TNH1, ele explicou que esta espécie é típica dos recifes do Atlântico, especialmente no litoral do Nordeste e, a aparição em águas rasas é extremamente rara. Além disso, devido à pesca e à degradação dos recifes, está ameaçada de extinção no Brasil.

“Infelizmente, avistagens de cação lixa no litoral alagoano, em águas rasas, como essa do vídeo, são extremamente raras e conhecidas apenas na região da APA Costa dos Corais. São peixes que podem crescer até três metros de comprimento e viver em recifes até 130 m de profundidade. São peixes dóceis, tímidos e que comem lagostas, polvos e pequenos peixes”, explicou.

O biólogo ainda disse que, devido ao hábito de ficar parado e ser inofensivo, o tubarão-lixa é muito valorizado pelos turistas que adoram mergulhar com eles.

*Com informações do TNH1