Municípios

Governo de Alagoas e Unicef premiam 58 municípios por boas práticas para primeira infância

Selo Unicef reconhece a melhoria de políticas públicas municipais voltadas a crianças e adolescentes

Por Ascom Cria 03/12/2024 09h09
Governo de Alagoas e Unicef premiam 58 municípios por boas práticas para primeira infância
O selo é uma iniciativa para fortalecer as políticas públicas municipais voltadas para crianças e adolescentes - Foto: Rodrigo Marinho / Ascom Cria

O Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Primeira Infância (Cria) e em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e Asserte, realizou nesta segunda-feira (2) a cerimônia de certificação e comemoração dos municípios que conquistaram o selo Unicef. No evento, realizado no Centro de Convenções de Maceió, troféus foram entregues e experiências exitosas para a primeira infância foram exaltadas.

De acordo com a secretária de Estado da Primeira Infância de Alagoas, Caroline Leite, o momento foi de celebração em prol de um marco, que é ter 58 municípios focados no desenvolvimento da primeira infância.

"O evento de hoje foi muito simbólico e um verdadeiro marco para Alagoas, porque avançamos de 14 municípios aptos para receber o selo para 58, um aumento incrível e um aumento de mais de 300%. Com esses indicadores, entendemos que estamos no caminho certo para verdadeiramente valorizar a primeira infância, através dos projetos do Cria e em parceria com os municípios do estado, que estão aqui presentes mostrando que a união faz sim a força”, disse.

A chefe do escritório do Unicef em Alagoas, Verônica Bezerra, reforçou a importância dos resultados encontrados pelo trabalho feito por muitas mãos.

“No selo Unicef, queremos cada vez mais encontrar meios de fortalecer as escolhas envolvendo a agenda de crianças e adolescentes. Em 25 anos de trabalho cruzamos muitas histórias, mas nessa edição em especial gostaria muito de agradecer a todos que facilitaram esse trabalho. Hoje estamos celebrando resultados em prol das crianças de Alagoas, e na próxima edição queremos conseguir alcançar números ainda maiores”, relata.

O presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Hugo Wanderley, ressaltou a importância da premiação e a da criação da Secretaria de Estado da Primeira Infância (Cria) por parte do governador Paulo Dantas, que está focado na promoção da infância alagoana.

O início do evento contou com uma apresentação cultural para os convidados que chegavam ao Centro de Convenções. O grupo “Guerreiro Mirim”, do município de Viçosa, apresentou um pouco da cultura alagoana através de uma dança coreografada de Guerreiro, uma manifestação cultural genuinamente alagoana, exaltando a importância da preservação da cultura do estado.

Entre os avanços significativos alcançados pelos municípios alagoanos estão o aumento do acesso à educação de qualidade, abrangendo desde a creche até a formação profissional; investimentos na saúde física e mental de meninas e meninos; promoção de hábitos de higiene e acesso à água limpa nas escolas; proteção contra todas as formas de violência; e o fortalecimento da rede de assistência às famílias vulneráveis, incluindo povos indígenas e comunidades quilombolas.

Estiveram presentes na celebração a secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos; a secretária da Cidadania e da Pessoa com Deficiência, Arabella Mendonça; representantes da Secretaria do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag); da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) e da Secretaria de Estado da Saúde (Saúde), assim como o presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA).

Selo Unicef


O Selo Unicef é uma iniciativa para fortalecer as políticas públicas municipais voltadas para crianças e adolescentes. Ao aderir ao Selo de forma espontânea, os municípios assumem o compromisso de manter a agenda de suas políticas públicas pela infância e adolescência como prioridade.

A metodologia inclui o monitoramento de indicadores sociais e a implementação de ações que ajudem o município a cumprir a Convenção sobre os Direitos da Criança, que no Brasil é refletida no Estatuto da Criança e do Adolescente. O sucesso do Selo UNICEF é resultado da parceria entre UNICEF e governos estaduais e municipais por meio da atuação integrada e intersetorial. A atual edição (2021-2024) contou com a participação de 2.023 municípios de 18 estados. Desses, 923 alcançaram todas as metas e foram certificados.

Tags: