Municípios
Semarh emite alerta de baixa umidade para o Sertão alagoano
Segundo a superintendência, a umidade relativa do ar pode ficar abaixo de 30% em alguns períodos do dia nas regiões do Sertão e Sertão do São Francisco
A Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais (SPDEN/SEMARH/AL), emitiu um alerta meteorológico nesta quinta-feira (02). De acordo com o aviso, há ocorrência de baixa umidade relativa do ar que pode gerar risco para a população das regiões ambientais do Sertão e Sertão do São Francisco do Estado de Alagoas se estendendo pelo menos até o próximo domingo (05).
Segundo a Semarh, a umidade relativa do ar pode ficar abaixo de 30% em alguns períodos do dia nas regiões do Sertão e Sertão do São Francisco. Ainda de acordo com a Superintendência, a atuação de uma massa de ar seco e quente associada a um sistema de alta pressão atmosférica, favorece a redução da umidade relativa do ar e inibe a formação de nebulosidade convectiva sobre o Estado de Alagoas
RISCOS ASSOCIADOS
Ressalta-se a necessidade de atenção especial às atividades ao ar livre, especialmente nos horários de pico de radiação solar (10h às 16h) e o aumento do risco de ocorrência de queimadas nas regiões ambientais citadas acima. A umidade relativa do ar abaixo de 30%, favorece a ocorrência de doenças respiratórias e ressecamento das vias nasais.
A Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais (SPDEN) segue monitorando as condições sinóticas e novas atualizações poderão ser enviadas a qualquer momento.
Caso haja intensificação das condições meteorológicas, será emitido alerta meteorológico ou hidrometeorológico.