Municípios
Coruripe será contemplado nesta quinta-feira com coleta externa de sangue promovida pelo Hemoal
A ação ocorre das 9h às 16h, na Unidade de Coleta e Transfusão do município
![Coruripe será contemplado nesta quinta-feira com coleta externa de sangue promovida pelo Hemoal](https://jornaldealagoas.nyc3.digitaloceanspaces.com/uploads/imagens/coruripe-sera-contemplado-nesta-quinta-feira-com-coleta-externa-de-sangue-promovida-pelo-hemoal.jpg)
O município de Coruripe será contemplado nesta quinta-feira (13) com uma coleta externa de sangue promovida pelo Hemocentro de Alagoas (Hemoal). A ação, voltada aos moradores do Litoral Sul do Estado, ocorre das 9h às 16h, na Unidade de Coleta e Transfusão, situada no bairro Tércio Wanderley.
Por meio desta ação voluntária, cujo gesto pode salvar até quatro vidas, o Hemoal contribui para manter estabilizado o estoque de sangue. Isso porque diariamente o órgão abastece de sangue e hemocomponentes as maternidades e hospitais públicos do Estado.
De acordo com o Ministério da Saúde (MS), para se candidatar à doação voluntária de sangue é necessário seguir critérios técnicos. O doador de sangue deve apresentar bom estado de saúde, ter peso igual ou superior a 50 quilos, idade entre 16 e 69 anos, e portar um documento de identificação com foto.
O doador também deve estar alimentado, mas é necessário evitar alimentos gordurosos. O Ministério da Saúde determina, ainda, que os voluntários também não tenham ingerido bebidas alcoólicas antes de se candidatar à doação de sangue.
No caso das pessoas que tenham sido diagnosticadas com doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos, a doação de sangue é proibida permanentemente. Quanto às mulheres, a doação é proibida apenas se estiverem grávidas ou amamentando.
*Com Ascom Sesau
![News title](http://jornaldealagoas.nyc3.digitaloceanspaces.com/assets/images/banner-300.png)
Em tempo real
Após enchentes, cooperativas ajudaram na reconstrução de energia elétrica do Rio Grande do Sul
Jovem morre ao sofrer descarga elétrica enquanto trabalhava, em Maceió
Empresa de mineração que coopera com a Braskem é denunciada por extração predatória em Feliz Deserto
“Super enzima” de bactéria pode transformar resíduos em biocombustível
![News title](http://jornaldealagoas.nyc3.digitaloceanspaces.com/assets/images/banner-large-300.png)