Municípios
Costa dos Corais entre AL e PE está virando cemitério submerso
Uma das maiores áreas de conservação marinha abriga várias espécies

Uma das maiores barreiras de corais do mundo está virando um cemitério submerso no mar entre Alagoas e Pernambuco. A Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais é abrigo para milhares de espécies que vivem nos mares, rios e manguezais ao longo dos seus 130 quilômetros de extensão.
Esse paraíso está ameaçado por uma combinação de fatores como aquecimento das águas do oceano, poluição e turismo desordenado. Pesquisadores alertam que a mortalidade chega a 80% dos corais em áreas de recifes rasos, o que leva a um desequilíbrio da vida marinha, reflete na pesca e na atividade turística.
A recuperação da Costa dos Corais é possível caso a temperatura da água volte a resfriar, mas depende também da colaboração do poder público e da população.
Para garantir a preservação e a recuperação dos corais na Lagoa Azul, uma piscina natural de Maragogi, conhecida como 'Caribe Brasileiro', a Justiça proibiu qualquer atividade turística no local. A decisão suspendeu um decreto municipal que permitia o turismo em massa, após uma ação do Ministério Público Federal (MPF) que alegou que a pressão humana compromete o ecossistema.
A Costa dos Corais é a maior unidade de conservação costeiro-marinha do Brasil, protegida por decreto federal.
