Municípios
Mineradora tem licença suspensa pelo IMA após denúncias de rachaduras em residências de Feliz Deserto
Prefeitura de Feliz Deserto também já havia emitido ofício requerendo interrupção das atividades

O IMA (Instituto do Meio Ambiente) tornou público por meio de nota na última quarta (19) que a licença para as atividades da empresa Geomineração em Alagoas foi suspensa. A empresa foi alvo de denúncias e queixas por parte da população do município de Feliz Deserto, principalmente a respeito de rachaduras aparecendo nas residências, algo que foi atribuído pela população às atividades de extração de areia da empresa.

De acordo com o IMA, as atividades da Geomineração foram identificadas como em desacordo com as normas que condicionam as operações da empresa, nesse contexto, o documento emitido pelo instituto informa que o contrato prevê a suspensão da licença em caso de:
''I. Violação ou inadequação de quaisquer normas legais;
II. Omissão ou falsa descrição de informações relevantes que subsidiaram a expedição da licença;
III. Superveniência de graves riscos ambientais e de saúde.''
Vale ressaltar também que as operações da Geomineração já haviam sido interrompidas por ofício da prefeitura de Feliz Deserto na terça da semana passada (11). No documento, a prefeitura deu ciência acerca da preocupação dos moradores com o aparecimento de rachaduras em suas residências, informando que a empresa deveria suspender as atividades até que fossem apresentados laudos técnicos que atestassem a segurança das mesmas.

A Geomineração ainda não se posicionou sobre o assunto, portanto, este espaço segue aberto para atualizações.
