Municípios

DER garante que não há dano estrutural na ponte da Massagueira

Órgão realizou inspeção na estrutura e afirmou que ponte está em perfeito estado de conservação

Por Iracema Ferro/Ascom DER 27/02/2025 18h06
DER garante que não há dano estrutural na ponte da Massagueira
Diretor-presidente garante que não há qualquer dano estrutural e que ponte está em perfeito estado de conservação - Foto: Ascom DER/AL

O Departamento de Estradas de Rodagem (DER), por meio do diretor-presidente Iran Menezes, e do diretor de Operações, Implantação, Restauração e Conservação Eduardo Reis, acompanhados de engenheiros do órgão, esteve hoje na ponte que liga a Massagueira à Barra Nova, na rodovia AL-101-Sul, em Marechal Deodoro, para fazer o levantamento das condições da ponte.

"Inspecionamos a ponte e não há qualquer dano estrutural nela. Ela está em perfeito estado de conservação. Vamos precisar de uma obra de restauração na cabeceira da ponte porque um gabião apresentou deformação. Não há qualquer risco de desabamento e a restauração será realizada na próxima semana", garante Iran Menezes.

O gabião é uma estrutura metálica feita de malha de aço, flexível e vazada, preenchida com pedras. Geralmente ele é usado para a contenção de solo, estabilização de taludes, controle de erosões. Também é muito usada em obras hidráulicas e viárias, que precisam de manutenções periódicas como a que será feita na próxima semana.

A ponte da Massagueira faz parte do programa permanente de manutenção de pontes do DER, que monitora 261 pontes nas rodovias estaduais de Alagoas. O programa tem a marca do pioneirismo alagoano, sendo o único estado brasileiro com este tipo de trabalho em andamento.