Municípios
Carlinhos Maia promove passeios de quadriciclo em área de desova de tartarugas marinhas
Insitituto Biota de Conservação Ambiental denunciou que o influencer tem realizado passeios de veículos motorizados; após marcas de pneus serem encontradas na areia de praias entre Roteiro e Jequiá

O Instituto Biota de Conservação Ambiental denunciou que o influenciador digital alagoano Carlinhos Maia tem realizado passeios de quadriciclo em áreas críticas para a desova de tartarugas marinhas no litoral sul de Alagoas, entre os municípios de Roteiro e Jequiá da Praia. Essa prática é proibida pela legislação ambiental brasileira devido aos impactos negativos sobre a reprodução desses animais ameaçados de extinção.
De acordo com mensagens obtidas, membros do Instituto Biota relataram a presença de rastros de quadriciclo nessas áreas sensíveis. Bruno Biota, representante do instituto, afirmou:
"Temos registrado diversos rastros de quadriciclo no litoral sul, uma das áreas mais importantes de desovas de tartarugas marinhas do Estado. Hoje conseguimos saber quem é o meliante! Carlinhos Maia. Vamos fazer a denúncia aos órgãos ambientais para devidas providências."
A Resolução CEPRAM nº 31/2016, do Conselho Estadual de Proteção Ambiental de Alagoas, também proíbe o tráfego de veículos motorizados nas áreas de praia da Zona Costeira Alagoana, reforçando a proteção ambiental dessas regiões.
O trânsito de veículos em praias destinadas à reprodução de tartarugas marinhas é proibido pela Portaria nº 10, de 30 de janeiro de 1995, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA). Essa portaria estabelece
"Art. 1º Proibir o trânsito de qualquer veículo na faixa de praia compreendida entre a linha de maior baixa-mar até 50 m (cinquenta metros) acima da linha de maior preamar do ano (maré de sizígia), nas áreas prioritárias para a reprodução das tartarugas marinhas."
A presença de veículos nessas áreas pode causar desde o atropelamento de filhotes até a compactação da areia, dificultando a emergência dos recém-nascidos dos ninhos. Além disso, o ruído e as luzes dos veículos podem desorientar as fêmeas durante o processo de desova.
O Instituto Biota informou que encaminhará uma denúncia formal aos órgãos ambientais competentes, solicitando medidas cabíveis para coibir essa prática e proteger as áreas de desova das tartarugas marinhas no litoral sul de Alagoas.
Rancho do Maia
Desde o dia 15 de março, o influencer Carlinhos Maia promove para os seus quase 35 milhões de seguidores o Rancho do Maia, espécie de reality show exibido nas próprias redes sociais do influenciador que reúne subcelebridades e figuras polêmicas da internet em um rancho de propriedade de Carlinhos, com dezenas de festas e atrações diárias.
