Municípios

Defesa Civil reconhece situação de emergência em São José da Tapera por causa da estiagem

Portaria publicada no Diário Oficial da União inclui município alagoano entre 21 cidades afetadas por desastres em todo o país

Por Redação com assessoria 11/04/2025 14h02
Defesa Civil reconhece situação de emergência em São José da Tapera por causa da estiagem
São José da Tapera - Foto: Geovane Timoteo

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu a situação de emergência em São José da Tapera, município localizado no sertão de Alagoas. A decisão foi oficializada por portaria publicada nesta quarta-feira (9) no Diário Oficial da União (DOU). O município enfrenta um período prolongado de estiagem. 

A medida integra um conjunto de reconhecimentos concedidos a 21 cidades brasileiras afetadas por diferentes tipos de desastres naturais. Entre os municípios listados por estiagem estão, além de São José da Tapera, Amparo, Barra de Santana, Pombal e Santa Cruz, na Paraíba; Limoeiro, Ouricuri, São Bento do Una e Tupanatinga, em Pernambuco; Pinhal da Serra, no Rio Grande do Sul, e União do Oeste, em Santa Catarina. 

Outras cidades foram atingidas por chuvas intensas, como Acopiara (CE), Afonso Cunha (MA), Santa Helena de Minas (MG), Baião e Pau D’Arco (PA), e Garuva (SC). Mombaça (CE) e Ponta de Pedras (PA) obtiveram reconhecimento por enxurradas e inundações, respectivamente. 

Com o reconhecimento federal, os municípios estão aptos a solicitar recursos ao MIDR para ações emergenciais. O pedido deve ser feito por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD), com envio de plano de trabalho detalhado. Após análise técnica, sendo aprovado, o valor a ser liberado é oficializado por nova portaria no Diário Oficial da União.