Municípios
Festival do Camarão 2025 movimenta Arapiraca no final de semana
10 restaurantes locais participarão oferecendo dois pratos exclusivos à base de camarão, todos com valor fixo de R$19,99

A terceira edição do Festival do Camarão promete movimentar Arapiraca com uma programação que integra gastronomia, turismo de eventos e o fortalecimento da cadeia produtiva local. Promovido pelo Sebrae Alagoas, em parceria com a Prefeitura de Arapiraca, o evento será realizado nos dias 25 e 26 de abril, no estacionamento do Supermercado São Luiz, na Avenida Ceci Cunha, no centro da capital do Agreste. A expectativa é atrair cerca de 5 mil visitantes, superando os 3 mil registrados em 2024.
Nesta edição, 10 restaurantes locais participarão oferecendo dois pratos exclusivos à base de camarão, todos com valor fixo de R$19,99. O evento também contará com apresentações musicais de cantores locais. A proposta é democratizar o acesso à culinária de qualidade, estimular o consumo de produtos regionais e valorizar a gastronomia como vetor de desenvolvimento econômico. A ação contará com espaço kids e também a comercialização de artesanato, atraindo um número ainda maior de famílias e turistas da região.
Segundo a analista Susylane Ferreira, mais do que uma celebração culinária, o Festival do Camarão busca fortalecer o turismo de eventos e dinamizar a economia local, mobilizando desde pequenos produtores da agricultura familiar até restaurantes, artesãos e atrações culturais da região. “O nosso objetivo é apresentar um evento integrado de empreendedorismo em torno do camarão, mas também da economia criativa que inclui o artesanato e as manifestações culturais. É uma oportunidade imperdível para os apaixonados por gastronomia, uma celebração da rica culinária da região e uma oportunidade única de explorar novos sabores e texturas em um ambiente acolhedor e cheio de boas energias”, afirma.
Seminário
Antes da abertura oficial do festival gastronômico, está sendo realizado o Seminário de Carcinicultura, reunindo mais de 200 técnicos e produtores da região. O encontro tem como objetivo promover capacitação, troca de experiências e o fortalecimento da atividade aquícola no estado. A programação teve início ontem (23) com atividades de campo na comunidade do Poção, considerada o berço da carcinicultura em Arapiraca. A abertura oficial do evento, no auditório do Sesc Arapiraca, aconteceu às 19h.
Hoje (24) e amanhã (25), a programação continua na sede do Sesc Arapiraca, com palestras pela manhã, a partir das 8h, e a 1ª Feira de Produtos e Serviços para a Aquicultura em Arapiraca e Região do Agreste Alagoano durante a tarde, a partir das 14h30. “Arapiraca se transforma, portanto, na capital estadual do camarão, demonstrando a força dessa cadeia produtiva na região”, completa a analista Susylane Ferreira.
Edição de 2024
Na segunda edição do festival, em 2024, o evento contou com a participação de oito restaurantes locais, uma associação comunitária, uma cervejaria artesanal e produtores de cachaça e gin da região do Agreste. O cardápio contou então com 16 pratos diferentes, todos tendo o camarão como ingrediente principal.
Os cerca de 3 mil visitantes saborearam desde clássicos da culinária regional até criações inovadoras e surpreendentes dos chefs convidados a trabalhar com o ingrediente nobre. A grande novidade da edição foi a inclusão de uma sobremesa à base de camarão, uma proposta ousada que conquistou os paladares mais exigentes.
