Municípios

Mês da Mulher encerra com mutirão de atendimentos da Saúde

Diversas ações ocorrem no PAM Salgadinho, neste sábado (30), das 8h às 12h

Por Prefeitura de Maceió 29/03/2019 16h04
Mês da Mulher encerra com mutirão de atendimentos da Saúde
Foto: Prefeitura de Maceió

O evento atenderá o público feminino com consultas e agendamentos para várias áreas, como clínico geral, ginecologista e mastologista, citologias e encaminhamentos para mamografias com a equipe de enfermagem, exames laboratoriais como hemograma, glicemia de jejum, hemoglobina glicada, lipidograma, gama GT, ureia, creatinina e sumário de urina, e exames de imagem como ultrassonografia e mamografia.

Ação acontece no PAM Salgadinho, localizado no Poço, neste sábado (30), das 8h às 12h. Para participar da ação, é necessário que as usuárias levem o cartão do SUS para o registro da produção dos profissionais que estarão trabalhando no dia.

De acordo com Virgínia dos Anjos, gerente-geral dos Distritos Sanitários da SMS, todas as usuárias passarão primeiro por uma triagem com equipe de enfermagem que as encaminharão para os serviços ofertados. “A equipe de enfermagem vai verificar essa necessidade de consultas e exames. Se a mulher tiver exames prévios e puder levar, melhor ainda, porque os profissionais podem investigar o histórico de saúde. Esse evento conta com serviços que já são ofertados na unidades básicas durante todo o ano, mas o objetivo é levar essa oportunidade, principalmente, às mulheres que trabalham durante a semana”, explica.

Procedimentos

A realização de citologia é direcionada para mulheres de 25 a 64 anos e a mamografia de 50 a 69 anos.

Além dos atendimentos e procedimentos médicos, serão realizados testes rápidos para Hepatite B e C e HIV/Aids, verificação de pressão arterial, glicemia capilar e vacinação contra Hepatite B, Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola) e dT (difteria e tétano), HPV (para meninas de 11 a 13 anos) e DTPa (gestantes).

A ação contará ainda com atividades das Práticas integrativas, como Lian Gong, ginástica terapêutica, Reiki, acupuntura, meditação, entre outras, além de atrações educativas voltadas para a Promoção e Prevenção da Atenção à Saúde da Mulher, com a Equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf).