Municípios

Os favoritos nas eleições de Marechal Deodoro, revela pesquisa

Por Blog do Edivaldo Júnior 24/04/2019 10h10
Os favoritos nas eleições de Marechal Deodoro, revela pesquisa
Foto da Internet

Primeira capital de Alagoas e um dos municípios mais importantes do Estado, Marechal Deodoro respira antecipadamente o clima da disputa eleitoral que será travada em 2020. Os nomes dos prováveis candidatos já estão nas ruas.

Despontam como favoritos políticos conhecidos e testados – literalmente –  no município. Se as eleições fossem hoje, o principal embate se daria entre o atual prefeito e eventual candidato à reeleição, Claudio Filho (Cacau) e o ex-prefeito Cristiano Matheus.

Este é o cenário de um levantamento da TDL Pesquisa e Marketing para prefeitura de Marechal Deodoro, realizada entre os dias 13 e 14 de abril e divulgada nessa segunda-feira, 22.

O levantamento que apontou os nomes que sairiam na frente caso as eleições de 2020 fossem hoje e também pesquisa apresentou ainda a avaliação da população sobre a administração do prefeito Cacau e do governador Renan Filho.

Na questão espontânea, Cacau lidera com 26% das intenções de votos, seguido de Cristiano Matheus (16%), Júnior Dâmaso (12%), Júnior Lopes recebeu (2%) das intenções de votos e Neilson Super Giro e Walter Avelino, ambos com 1% cada. Dos entrevistados, 26% não souberam responder com os brancos e nulos aparecem com 16%.

Na questão estimulada a TDL fez dois cenários. No cenário 1, Cacau tem 29%, Cristiano Matheus (20%), Júnior Dâmaso (15%), brancos e nulos (15%) e indecisos (13%). Júnior Lopes, Walter Avelino e Professora Iolanda surgem com, respectivamente, 4%, 2% e 1%. O restante pontuou menos de 1%.

No cenário 2, chamado no levantamento de cenário único entre os possíveis pré-candidatos melhor pontuados, Cacau lidera com 32%; seguido de Cristiano Matheus (21%); Júnior Dâmaso (18%); brancos e nulos (16%) e indecisos (13%).

Aprovação

A administração de Cacau é boa para 38% dos entrevistados; 21% regular; 15% ótimo; 12% péssima; 10% ruim; e 3% não sabem. A gestão do prefeito é aprovada por 65% e desaprovada por 25%. Responderam que não sabem 10% dos entrevistados.

O governo Renan Filho é aprovado por 70% dos entrevistados; 15% não sabem; 13% desaprovam e 2% responderam que são indiferentes.

O desempenho de Cacau Filho é considerado positivo, principalmente diante do cenário traçado pro alguns dos seus aliados: “ele cresceu apesar de assumir com a cidade dividida e caminha para hegemonia. Tem obras por toda a cidade, o município é primeiro lugar em transparência, além da pavimentação quase 20 km, maior salto do IDEB entre todos os municípios e primeiro lugar em crescimento – geração de emprego”, diz um assessor do prefeito.
A pesquisa

Foram ouvidas 600 pessoas, durante os dias 13 e 14 de abril. A pesquisa está registrada no Tribunal A Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL), sob o número AL-04270/2019, tem um grau de confiança de 95% e margem estimada de erro de aproximadamente 4% para resultados gerais.