Municípios

Candidatos surdos se sentem prejudicados no Enem em Alagoas

Oito candidatos do estado optaram por esse modelo de prova

Por Gazeta Web 05/11/2019 09h09
Candidatos surdos se sentem prejudicados no Enem em Alagoas
Foto: Inep Oficial

Pelo menos quatro candidatos surdos que fizeram a primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em Alagoas denunciaram falhas na videoprova traduzida em Língua Brasileira de Sinais (Libras). Segundo eles, havia muitas falhas técnicas e, por isso, não foi possível responder todas as questões da prova. 

Glauber Ferreira foi um dos candidatos prejudicados nesse último domingo (3). Ele disse, por meio de uma intérprete de Libras, que foi preciso pedir ajuda aos fiscais do exame para que, assim, pudesse fazer a associação mentalmente do que estava sendo reproduzido nas imagens com a prova. 

"Havia muitas falhas técnicas e isso acabou atrasando o prazo de finalização da prova. Na realidade, as falhas foram por conta do DVD. Tentamos ler e reler o texto, porque, com a imagem, estava mais difícil. Pedimos, até, ao coordenador para prestar atenção, para que a gente conseguisse fazer a associação mentalmente", falou ele para a intérprete. 

Cinco locais estavam habilitados para realizar as provas do Enem com a videoprova traduzida em libras. No entanto, quatro candidatos com deficiência que fizeram o exame em uma faculdade particular tiveram problemas com a mídia.

Este é o terceiro ano que o Enem aplica esse recurso de acessibilidade para pessoas surdas ou com deficiência auditiva. A coordenação do Enem em Alagoas disse que não tem autorização para falar sobre o assunto, mas informou que oito candidatos do estado optaram por esse modelo. 

Glauber disse, ainda, que o recurso é importante, porque muitos surdos e deficientes auditivos têm a Libras como a primeira língua, o que dificulta o entendimento da prova no formato tradicional. Como garantia de seus direitos, ele realizou um Boletim de ocorrência (BO) e espera que o problema não se repita no próximo domingo.  

Por meio de nota, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou que candidatos que se sentirem prejudicados por problemas logísticos durante a aplicação do Enem podem solicitar a reaplicação do exame. O pedido deve ser feito entre os dias 11 e 18 de novembro por meio da página do candidato. Ainda segundo o Inep, os casos denunciados serão analisados individualmente.