Municípios

Nova praça é entregue no bairro Santa Lúcia

O prefeito Rui Palmeira esteve presente no momento

Por Tribuna Hoje 06/11/2019 12h12
Nova praça é entregue no bairro Santa Lúcia
Reprodução

Um espaço utilizado para descarte irregular de lixo foi transformado em uma área de convivência para moradores do bairro Santa Lúcia, parte alta de Maceió. É a Praça Gastão Florêncio Miranda, que foi construída ao lado da Avenida Manoel Afonso de Melo, e conta com equipamentos de esporte e lazer. O prefeito Rui Palmeira entregou a novidade na noite dessa terça-feira (05) com a participação da comunidade.

O gestor conferiu a praça de perto e já presenciou grande ocupação dos moradores no local. “É uma entrega muito importante, porque é uma região carente de áreas de lazer e convivência. Aqui era uma área abandonada com muito lixo e agora a gente vê uma praça com parquinho sustentável, academia, pista para o pessoal fazer caminhada e área de convivência. Então é um equipamento muito bacana para a comunidade da Santa Lúcia e a gente espera que a população zele e cuide, porque pertence a cada morador”, disse Rui Palmeira.

Além da praça, a Prefeitura realizou outras obras e segue com outros trabalhos no bairro, como lembrou o vice-prefeito Marcelo Palmeira: “É muito bom inaugurar espaços públicos como esse. A Prefeitura tem atuado com força na Santa Lúcia com a entrega da Avenida Manoel Afonso, diversas ruas transversais pavimentadas, reforma em escola, a nova unidade de Saúde Sérgio Quintella e agora o espaço de lazer que contempla essa região que é muito grande. E muitas obras de pavimentação ainda vão acontecer com o programa Nova Maceió”.

Os moradores contam agora com Parque Infantil Sustentável em espaço de areia, equipamentos de madeira de eucalipto para atividades físicas, mesas, bancos, serviços de jardinagem e arborização, além de iluminação em LED. “Utilizamos o mesmo material usado na parte baixa da cidade através das adoções dos espaços públicos e agora, com equipe própria, estamos entregando um belo espaço para reunir a família, as crianças vão brincar e os adolescentes praticarão atividades esportivas. É muito importante quando os moradores ocupam todas as partes da cidade, principalmente as nossas praças”, pontuou o superintendente de Desenvolvimento Sustentável, Gustavo Acioli Torres.

Gabriel Ferreira da Silva, 11 anos, estava entre a turma que já aproveitou a praça no dia da inauguração. Para ele, a transformação do espaço significa diversão e alegria. “Achei bom tudo isso, porque antes não tinha nada. A gente vinha e não dava nem para jogar bola, porque machucava o pé. Agora tem balanço, escorregador e venho todos os dias para brincar com os amigos e a minha família. Agora sim podemos jogar bola”, detalhou o estudante.

Logo após a janta, a faxineira Betânia Santos da Silva foi curtir o espaço e sentou em um dos bancos para conversar com as vizinhas, enquanto observava a filha brincar na parque. Ela mora há 20 anos no Santa Lúcia e descreve que a mudança faz a diferença na rotina dos moradores. “Antes eu passava por aqui e só tinha mato, mas agora está tudo bonito. Agora tem um espaço para a criança brincar, o jovem namorar e os mais velhos vão sair de casa também para conversar aqui”, falou a moradora enquanto saboreava pipoca feita na hora.

Betânia também elogiou a iluminação do local. Esse serviço foi realizado pela Superintendência Municipal de Energia e Iluminação Pública (Sima). “A gente veio colocar iluminação em LED, assim como estamos colocando em várias partes da cidade. É um prazer muito grande promover o lazer e a qualidade de vida dos moradores da Santa Lúcia. Além da qualidade da iluminação, a lâmpada de LED significa economia, porque tem um custo bem mais baixo de consumo de energia”, disse o superintendente Tácio Melo.

HOMENAGEM

A praça recebeu o nome de Gastão Florêncio Miranda, uma liderança religiosa que teve grande influência no bairro Santa Lúcia por contribuir com o desenvolvimento e ajudar moradores da região. Ele faleceu há 5 meses, mas o legado foi lembrado pela viúva Eluza Prazeres Miranda. “A gente não esperava, mas a homenagem com certeza é um agradecimento ao trabalho do Gastão, que foi muito engajado no Movimento Familiar Cristão, ECC, Terço dos Homens e ajudou muito a comunidade”, relatou Eluza, que estava ao lado de filhos e netos.

O homenageado foi formado em Direito, professor por 20 anos e atuou na área por mais de 30 anos, período em que prestou serviços às comunidades pobres. Também foi conciliador no Fórum da Universidade Federal de Alagoas. O nome foi sugerido por meio de projeto de lei proposto pelos vereadores Chico Filho e Ib Brêda, que também participaram da inauguração.

“Observamos que o local servia para descarte irregular de lixo e era um ambiente escuro que a comunidade não utilizava. Então a gente solicitou essa praça pensando no que acontece hoje, que é ver a comunidade envolvida, criança se divertindo, o que nos deixa satisfeitos por atingirmos o nosso objetivo”, disse Ib Brêda. “Além disso, esse espaço homenageia Gastão Florêncio, morador que foi voltado às causas sociais da igreja, muito respeitado aqui e foi lembrado pela comunidade para que eu e o vereador Chico Filho apresentássemos o projeto de lei na Câmara”, acrescentou.