Municípios

Carnaval no sertão começa mais cedo com o Abí Axé Ebgé

Por Assessoria 13/02/2020 18h06
Carnaval no sertão começa mais cedo com o Abí Axé Ebgé

O Abí Axé Ebgé, equipamento cultural da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), promove nesta sexta (14), das 19 horas às 22 horas, o primeiro ensaio aberto do carnaval 2020. O evento tem como objetivo esquentar os ânimos dos foliões, além de divulgar o desfile oficial do grupo, que abre o carnaval do município de Delmiro Gouveia, no sábado, 22 de fevereiro.

Com a finalidade de promover o ensino de história e cultura afro-brasileira por meio de palestras, rodas de diálogo, realização de evento científico-cultural, leitura e debates, o Abí Axé Ebgé também alia ao seu trabalho expressões artísticas como dança, canto, percussão e estética negra, além de homenagear as religiões de matriz africana no processo de educação e fortalecimento da cultura local.

O ensaio aberto do Abí Axé será em frente ao Miraburguer, próximo ao Banco do Brasil, centro de Delmiro Gouveia e terá no repertório músicas autorais, do cancioneiro popular negro de domínio público e grandes sucessos de grupos negros que ganharam as rádios. “Nosso repertório foi construído a partir do contexto da comunidade delmirense, com foco na militância negra, levando em consideração o racismo, o racismo religioso e empoderamento do sujeito negro. Ele é composto por músicas de grupos afros, reconhecidas a nível nacional e 10 músicas autorais. O intuito é que todos se sintam representados”, explica Tiego Ribeiro Gomes, coordenador de canto do Abí Axé.

O ensaio promete muita beleza, encanto, leveza e alegria. De acordo com Ryclesia Carvalho, dançarina e coordenadora da dança do Abí Axé Ebgé, será uma atração para toda a família: “É um momento de curtir, mas, também a oportunidade de levar à população o debate do racismo e intolerância religiosa através das letras e dos movimentos executados pelo grupo. Quanto a dança, podem esperar muita força, leveza e principalmente a sensação de conexão com a ancestralidade, pois, estamos persistindo e resistindo na luta do povo negro”.

E no dia 20, das 18 horas às 22 horas, acontece o segundo ensaio aberto, mas dessa vez com uma grande novidade, o Abí Axé Egbé fará a prévia de carnaval em parceria com os grupos carnavalescos tradicionais do município: Bafo da Cana, Escola de Samba Unidos da Pedra Velha e Orquestra Carretel de Frevo. “Será um grande encontro das tradições carnavalescas do alto sertão. Esperamos que todos delmirenses e comunidades circunvizinhas participem. As apresentações acontecerão em frente a antiga lojinha da fábrica pedra”, enfatiza a guarda municipal Maria Helena Santos, dançarina e porta-estandarte do grupo.