Municípios

Criança Feliz: Famílias em Maceió recebem kits de higiene do Unicef

iniciativa privada se mobilizou e fez as doações, que foram repassadas ao Unicef para serem entregues às famílias em vulnerabilidade de Maceió

Por Ascom Semas 23/06/2020 09h09
Criança Feliz: Famílias em Maceió recebem kits de higiene do Unicef
Divulgação, Foto: Assessoria

A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas ) iniciou, nesta segunda feira (22), a distribuição de kits de higiene e limpeza doados pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef ). Os kits serão entregues às famílias acompanhadas pelo Programa Criança Feliz, intitulado em Maceió Programa Primeira Infância Cidadã, que atende a gestantes, crianças de até três anos e suas famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família (PBF), crianças de até seis anos beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e suas famílias, e crianças de até seis anos afastadas do convívio familiar.

A iniciativa privada se mobilizou e fez as doações, que foram repassadas ao Unicef para serem entregues às famílias em vulnerabilidade de Maceió. Foram escolhidas cidades com altos índices de casos da Covid-19 e que já têm parceria com o Unicef. As cidades contempladas são Maceió, Recife, Fortaleza e Salvador. Ao todo, foram doados pelo Unicef 1.309 kits. Cada kit contém 10 sabonetes, quatro barras de sabão, três litros de água sanitária, dois detergentes e quatro garrafas de álcool em gel.

O secretário municipal de Assistência Social, Henrique Alves Pinto, destacou a importância dessas doações.

Segundo a coordenadora do Programa Primeira Infância Cidadã, Wellida Santos, os visitadores da Semas já estão indo nas casas das famílias acompanhadas para entregar os kits. “Cada visitador tem um número de famílias acompanhadas , e já para evitar aglomeração nesse período de pandemia, os kits serão entregues de casa em casa pelos visitadores, nas regiões de abrangência do programa. As equipes atuam nos bairros Benedito Bentes, Vergel do Lago, Cruz das Almas, Jacarecica e São Jorge, territórios dos Cras Selma Bandeira, Área Lagunar e Cras Bela Vista”, explicou Wellida.

Nesta segunda-feira, a equipe do Programa Primeira Infância Cidadã entregou os kits de higiene para famílias na Grota do Arroz, no Jacintinho. As famílias também foram contempladas com cestas básicas, obtidas com recursos do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep).

Programa Criança Feliz

O Programa Criança Feliz é uma iniciativa do Governo Federal e foi criado no ano de 2016, com a intenção de ampliar a rede de atenção, além do cuidado integral das crianças na Primeira Infância, considerando família e contexto de vida. Os profissionais fazem acompanhamentos e orientações domiciliares, auxiliando famílias participantes do Programa Bolsa Família (PBF) a promover o desenvolvimento integral de crianças de zero a seis anos. O Criança Feliz é um programa federal que utiliza equipamentos públicos municipais como ferramenta para que as famílias sejam atendidas.

Desde 2013, a Prefeitura de Maceió tem uma parceria com a Plataforma dos Centros Urbanos (PCU) do Unicef, para levantar indicadores que se concretizem em instrumentos no enfrentamento das desigualdades. Maceió tem cinco territórios prioritários para as ações da PCU: Região VIII (Litoral Norte), Região II (do Vergel do Lago ao Pontal da Barra), Região IV (do Bom Parto até Fernão Velho), Região VII (Tabuleiro) e Região VI (Antares e Benedito Bentes).