Municípios

Reabertura do comércio em Maceió depende de Rui Palmeira

No restante do Estado, dependendo da evolução da pandemia a reabertura deve começar no dia 15 de julho

Por Blog do Edivaldo Jr 30/06/2020 17h05
Reabertura do comércio em Maceió depende de Rui Palmeira
Rui Palmeira / Foto: Reprodução - Foto: Reprodução

 

 A reabertura de setores do comércio e serviços que continuam fechados em Maceió, não depende apenas de Renan Filho.

O governador deve anunciar no final da tarde ou início da noite desta terça-feira (30) o novo decreto de situação de emergência, já dentro do Plano De Distanciamento Social Controlado.

De acordo com avaliação feita a partir de todos os números disponíveis e depois de ouvir especialistas, o governador deve autorizar o avanço para a fase laranja apenas da capital. No restante do Estado, dependendo da evolução da pandemia, a reabertura deve começar no dia 15 de julho.

O novo decreto do governo de Alagoas vale para o período de dia 1o a 14 de julho. E deve manter parte de Alagoas na fase vermelha e parte na fase laranja.

O que todos esperam é a reabertura imediata dos setores permitidos na fase laranja: lojas de rua até 400 m2, igrejas com 30% da capacidade, salões de beleza e barbearias com hora marcada. Mas não é o que deve acontecer, por pelo menos por mais dois dias.

Em Maceió além do decreto do governo do Estado, tem o da prefeitura. E o decreto do prefeito Rui Palmeira proíbe esses setores de funcionar e mantém as praias fechadas ao público está em vigor até 2 de julho.

Segundo o blog do jornalista Edivaldo Jr, o que o prefeito pode fazer é antecipar o próximo decreto. Mas se isso não ocorrer, tudo continua do jeito que está por mais dois.

O próximo decreto de Rui Palmeira, deve ser anunciado até amanhã ou no máximo no dia. Até que isso ocorra, nada será aberto legalmente em Maceió.

 O decreto do prefeito tem força de lei. Mesmo que o Estado autorize o funcionamento de lojas, igrejas e salões, isso só ocorrerá efetivamente depois que a prefeitura revogar o atual decreto ou publicar um novo, permitindo o funcionamento destes setores.

Veja texto da Secom Maceió sobre o decreto de emergência da prefeitura:

“O prefeito Rui Palmeira estendeu as medidas de enfrentamento ao novo coronavírus até o dia 2 julho. De acordo com o Decreto Nº. 8.908, publicado no Diário Oficial do Município (DOM) desta terça-feira (23), continuam suspensas as atividades nas orlas lagunares e marítima, aulas nas escolas públicas e privadas, abertura de estabelecimentos não essenciais, bem como continua em vigor as modificações temporárias na estrutura administrativa municipal.

Ficou mantida a não abertura de shoppings centers, cinema, teatro, academias, clubes, boates e casa de shows. Além disso, toda e qualquer atividade comercial na orla marítima e lagunar está proibida, exceto o Centro Pesqueiro de Jaraguá e as balanças de pescado. Já bares, restaurantes, lanchonetes e afins continuam funcionando apenas no sistema delivery e “pegue e leve”.