Municípios

Uma carta para você: Projeto reduz distância entre reeducandos e familiares

Quase 700 cartas já foram entregues a custodiados do sistema prisional

Por Ascom Seris 03/07/2020 18h06
Uma carta para você: Projeto reduz distância entre reeducandos e familiares
Imagem Ilustrativa, Foto: Reprodução

O cenário de pandemia do novo coronavírus mudou a forma como nos relacionamos, e no sistema prisional não foi diferente. Como medida preventiva e protetiva, a Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) teve que suspender a visita dos familiares aos reeducandos, mas o vínculo familiar não foi quebrado. Como forma de assegurar esse contato, a Seris desenvolveu iniciativas como o projeto “Uma carta para você”.

Por meio deste projeto, as assistentes sociais recebem as cartas enviadas ao e-mail do Serviço Social das respectivas unidades prisionais. Mas antes de ser impresso e entregue aos reeducandos, o material é analisado pelo setor de prontuário, a fim de se verificar a veracidade do vínculo entre remetente e destinatário, bem como pela chefia da respectiva unidade, assegurando que o conteúdo não ocasione risco à segurança dos apenados, policiais penais e sociedade.

E o número de correspondências surpreende. Iniciado na segunda quinzena de junho, as assistentes sociais já receberam 672 cartas. A estimativa é que a, partir de segunda-feira (6), os familiares comecem a receber as respostas.

“A iniciativa foi uma alternativa que encontramos para facilitar a comunicação entre os reeducandos e familiares em meio à necessária suspensão das visitas. Mas o familiar precisa estar atento aos critérios: a carta deve ter no máximo 15 linhas, e cada família deve encaminhar uma carta por mês”, explica a assistente social Michelle Farias, coordenadora do Serviço Social da Seris. “Esses critérios são necessários devido ao grande fluxo de correspondências que nos chegam por meio do e-mails oficiais”, completou.

Os e-mails para contato são: Casa de custódia da Capital ([email protected]), Presídio Baldomero Cavalcanti ([email protected]), Núcleo Ressocializador da Capital ([email protected]), Centro Psiquiátrico Judiciário ([email protected]), Presídio Cyridião Durval ([email protected]), Penitenciária de Segurança Máxima ([email protected]), e Presídio Feminino Santa Luzia ([email protected]).

É importante destacar que o contato com os reeducandos do Presídio de Segurança Máxima (PSM), que funciona como porta de entrada no sistema prisional, continua sendo feito por meio do telefone 3315-1762. “Isso porque a permanência dos reeducandos nesta unidade é muito curta. Ele passa a receber as cartas a partir do momento em que segue para a unidade onde vai cumprir a pena ou aguardar a sentença do juiz”, esclarece a coordenadora do projeto.

Contato telefônico

E antes da execução do “Uma carta para você”, o contato entre reeducandos e familiares já vinha sendo mediado por meio de ligações telefônicas feitas pelas assistentes sociais, que, além de repassar informações relativas ao custodiado, apresentam também um panorama da incidência da Covid-19 no sistema prisional. Em junho, foram realizados 1.637 contatos telefônicos.