Municípios

Passageiros denunciam falta de fiscalização nos ônibus do Benedito Bentes

Denúncias são de demora, ônibus lotados e passageiros sem máscaras

Por G1 06/07/2020 18h06
Passageiros denunciam falta de fiscalização nos ônibus do Benedito Bentes
Imagem ilustrativa, Foto: Reprodução

Usuários disseram que na noite de domingo (5) um único ônibus foi flagrado fazendo o trajeto de três linhas.

Passageiros de ônibus do Benedito Bentes, bairro mais populoso de Maceió, denunciaram falta de fiscalização das medidas determinadas pelo decreto de emergência. Eles disseram que estão sofrendo com superlotação, demora e passageiros sem máscaras durante as viagens.

Segundo um dos passageiros, que pediu para não ser identificado, um ônibus que faz a linha 804 - Cidade Sorriso 1 acabou fazendo na mesma viagem a rota de outras duas linhas, que são 806- Conjunto Caetés e 807 - Aprígio Vilela. Com isso, a ida do ônibus para o terminal do Complexo do Benedito Bentes levou quase uma hora, e o ônibus andou com um número de passageiros maior que o recomendado pelas regras do decreto emergencial do município.

“Peguei ônibus no Cidade Sorriso 1 as 20h16 e o ônibus foi rodar outros conjuntos e só voltou sentido terminal passando na porta do Cidade Sorriso 1 era 21h13, quase 1 hora depois, pra seguir sentido terminal integrado”, contou o passageiro.

Eles falam ainda que não há fiscalização sobre lotação e uso de máscaras nesses ônibus que atendem internamente o complexo.

“É muito complicado aqui, as pessoas não respeitam e também não tem fiscalização nesses ônibus que rodam por dentro dos conjuntos. Aí sempre tem ônibus com mais gente do que deveria, e sem usar máscara, as pessoas não querem usar”, desabafa o usuário.

A redação do G1 entrou em contato com o Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros de Maceió (Sinturb) e com a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) às 12h40 para saber se há fiscalização nas linhas que fazem o atendimento dentro do complexo Benedito Bentes. A SMTT respondeu e o G1 aguarda o posicionamento do Sinturb.

Por meio de nota, a SMTT informou que realiza fiscalizações diariamente, inclusive em ônibus do Benedito Bentes (veja nota na íntegra ao final do texto).

Nota da SMTT

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) informa que as fiscalizações para garantir o cumprimento do Decreto Municipal de nº 8.913, que permite o transporte com um limite máximo de passageiros em pé nos coletivos e que determina o uso obrigatório de máscaras, são realizadas diariamente pelos agentes e fiscais do órgão nos terminais de ônibus de Maceió, incluindo o do Benedito Bentes, e, também, nos principais corredores de transportes da capital. Os veículos flagrados circulando com o número de passageiros acima do permitido pelo Decreto Municipal são notificados e autuados.

Sobre as linhas de ônibus, o órgão esclarece que por se tratarem de linhas alimentadoras, os itinerários dessas viagens são unificados diariamente nos períodos da tarde e da noite para proporcionar maior fluidez durante o trajeto e para facilitar o deslocamento da população dos conjuntos do Benedito Bentes.

O órgão destaca ainda que a população pode auxiliar nas fiscalizações e denunciar qualquer tipo de irregularidade relacionada ao transporte público através do Disque SMTT, no número 118. Em caso de ônibus circulando com o número de passageiros acima do permitido pelo Decreto Municipal, o cidadão deve informar o nome da linha do coletivo, o número de série do veículo que está localizado na lateral e na traseira do ônibus, o horário e o ponto em que ocorreu a irregularidade, para que as medidas necessárias sejam adotadas.