Municípios

Recuperação econômica do comércio de Maceió deve levar 6 meses

Com o avanço para fase laranja, 60% das lojas estão funcionando em horário especial

Por Cada Minuto 07/07/2020 10h10
Recuperação econômica do comércio de Maceió deve levar 6 meses
Movimento no Centro de Maceió - Foto: Ailton Cruz/ Gazeta de Alagoas

A Aliança Comercial de Maceió estima um prazo de seis meses para os comerciantes começarem a sentir a recuperação dos dias fechados diante período de isolamento social obrigado pelo novo coronavírus. Parte das lojas do calçadão do comércio abriram suas portas e a movimentação de consumidores tem sido intensa nos últimos três dias.

Apesar dessa movimentação, o presidente da Aliança, o empresário Guido Junior, afirma que o ritmo de vendas deverá aumentar mesmo somente entre os meses de novembro e dezembro deste ano.

Com o avanço para fase laranja, 60% das lojas estão funcionando em horário especial e com o número de funcionários reduzidos para evitar aglomeração dentro dos estabelecimentos.

Os próprios lojistas estão realizando campanhas de prevenção junto aos consumidores para evitar aglomeração no Centro e evitar o crescimento da doença em Maceió.

De acordo com a Aliança Comercial, a reabertura ocorreu dentro do esperado e tem ido bastante gente ao comércio, mas a entidade tem fortalecido a mensagem de somente ir ao Centro quem precisa.

Barreiras sanitárias

O Governo do Estado montou barreiras sanitárias nas principais vias de acesso ao calçadão para orientar a população sobre as medidas de prevenção. As seis Barreiras Sanitárias foram montadas em pontos estratégicos do Centro de Maceió, sendo a primeira no Calçadão do Comércio, em frente às Lojas Imperador. A segunda está situada próximo ao antigo Produban, em frente às Lojas Guido, e a terceira Barreira Sanitária fica localizada próximo ao corredor de ônibus, em frente às Lojas Marisa.

Próximo à lateral da Casa Vieira, é possível encontrar a quarta Barreira Sanitária e a quinta está situada próximo à Igreja do Livramento. Já na Rua Agerson Dantas, próximo ao Hortifruti, a Sesau montou a sexta Barreira Sanitária, que conta com um técnico de enfermagem pronto para aferir a temperatura e esclarecer dúvidas sobre a Covid-19.