Municípios

Comércio varejista de AL tem alta de 9,3% mas está abaixo da média brasileira

No acumulado do ano, por sua vez, o setor recuou 8,6% e, nos últimos 12 meses, a redução foi de 1%

Por Gazeta Web com Assessoria 08/07/2020 15h03
Comércio varejista de AL tem alta de 9,3% mas está abaixo da média brasileira
Centro de Maceió/AL - Foto: Ailton Cruz/ Gazeta de Alagoas

Apesar da pandemia do novo coronavírus, o comércio varejista alagoano registrou uma alta de 9,3% nas vendas durante o mês de maio, na comparação com o mês anterior. Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada nesta quarta-feira (8), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

Comparado com o mesmo período do ano passado, contudo, o volume de vendas sofreu com uma queda de 19,4%. Com a pandemia do novo coronavírus, a redução foi de 10,1% no acumulado total do ano. No saldo dos últimos 12 meses, também se constata uma recessão de 5,3%.

A alta alagoana está abaixo da média brasileira para o mês, que teve um aumento de 13,9%, com destaque para os setores de tecidos, vestuário e calçados e móveis e eletrodomésticos. 

"Foi um crescimento grande percentualmente, mas temos que ver que a base de comparação foi muito baixa. Se observamos apenas o indicador mensal, temos um cenário de crescimento, mas ao olhar para os outros indicadores, como a comparação com o mesmo mês do ano anterior, vemos que o cenário é de queda", diz o gerente da PMC, Cristiano Santos.

O comércio varejista ampliado, que integra atividades de veículos, motos, partes e peças e material de construção, cresceu 19,6% em maio, índice dentro da média nacional. Na comparação com maio de 2019, a queda foi de 14,9%. No acumulado do ano, por sua vez, o setor recuou 8,6% e, nos últimos 12 meses, a redução foi de 1%. 

Segundo o levantamento, todas as 27 unidades da federação encontraram um aumento nos números durante o mês de maio, um sinal de reaquecimento gradual da economia.