Municípios

Com testes mais eficientes, prefeitura de Arapiraca deve testar cerca de 50% da população

A prefeitura anunciou que realizou a compra de mais 60 mil novos testes

Por Jornal de Alagoas com Assessoria 08/07/2020 17h05
Com testes mais eficientes, prefeitura de Arapiraca deve testar cerca de 50% da população
Testes para Covid-19 - Foto: Divulgação/ Ascom Arapiraca

Com mais de 13 mil testes realizados, a prefeitura de Arapiraca anunciou que realizou a compra de mais 60 mil novos testes, incluindo o teste molecular RT-PCR, considerado pelos infectologistas um dos mais eficientes no diagnóstico da COVID-19, com taxas de sensibilidade e especificidade acima de 90%.

A partir da próxima semana, deverão estar disponíveis para quem apresentar sintomas de síndrome gripal e receber indicação médica para o exame. A previsão da secretaria de saúde do município é testar cerca de 50% da população, nos próximos meses.

Mais conhecido como SWAB nasal e oral, o RT-PCR utiliza uma haste flexível (cotonete) para colher pelas narinas e garganta o material genético do paciente. Ele identifica o vírus no período em que está ativo no organismo, tornando possível aplicar a conduta médica apropriada: internação, isolamento social ou outro procedimento pertinente para o caso de coronavírus.

Segundo o secretário de Saúde Glifson Magalhães, o procedimento do teste de SWAB começa pela coleta do material, que será realizada na Unidade Sentinela e Centros de Testagem do Município e continua com a análise laboratorial, que é realizado pelo Laboratório Central de Alagoas (Lacen), órgão estadual responsável pelo resultado.

Pela alta demanda do Laboratório Central do Estado, a Prefeitura está fechando parceria com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) para realizar a análise das coletas.