Municípios

CNM lança nota técnica com orientações jurídicas sobre adiamento e calendário das eleições

O material elenca as consequências da mudança dos prazos e dos limites da adequação das regras eleitorais

Por Agência CNM de Notícias 10/07/2020 13h01
CNM lança nota técnica com orientações jurídicas sobre adiamento e calendário das eleições
Nota técnica - Foto: Divulgação

A área Jurídica da Confederação Nacional de Municípios (CNM) publicou na última quarta-feira (8), a Nota Técnica (NT) 48/2020. O documento traz orientações sobre a Emenda Constitucional 107/2020, que determina o adiamento das eleições municipais de 2020 e a alteração do calendário em razão da pandemia da Covid-19. 

O material elenca as consequências da mudança dos prazos e dos limites da adequação das regras eleitorais. Em várias ocasiões, o movimento municipalista manifestou os motivos que considera inviável a realização do pleito neste ano.

O eixo central da emenda constitucional e que pode ser conferida na NT é a alteração do calendário que define novas datas para o pleito eleitoral, desincompatibilizações com prazo de três meses anteriores à realização das eleições, das convenções partidárias, dos registros de candidaturas, das propagandas eleitorais, da prestação de contas e das diplomações. Outro ponto em evidência diz respeito à ratificação do período dos mandatos de prefeito e de vereador e a data da posse dos mesmos.

Ao acessar a NT, gestores e demais agentes municipais serão informados das regras da emenda constitucional e seus reflexos na legislação eleitoral. Com a alteração, o primeiro e o segundo turno ocorrerão, respectivamente, nos dias 15 e 29 novembro.